Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/10012
Tipo: doctoralThesis
Título: Performatividade e espaço público: processos comunicacionais no teatro de rua
Autor(es): Fonseca, Michelle Nascimento Cabral
Orientador: Hohlfeldt, Antônio
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: ESTUDOS CULTURAIS
TEATRO DE RUA - PORTO ALEGRE (RS)
CIDADANIA
COMUNICAÇÃO
ARTES
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a investigar os processos comunicacionais no teatro de rua, tendo a cidade como espaço de conexões entre estes dois universos: a comunicação e o teatro. Interessa-nos entender, especificamente, o modo pelo qual estas encenações teatrais são vistas, compreendidas e ressignificadas pelo público da rua, no ato de sua recepção no espaço público contemporâneo. Entendendo a intervenção teatral de rua como um ato de comunicação complexo, que envolve diferentes campos sociais, privilegiamos, em nosso tema, os processos comunicacionais desenvolvidos em sua prática, ressaltando a relação deste teatro com o público consumidor e o espaço público na contemporaneidade. Compreendemos que este encontro inusitado, do teatro com o indivíduo, habitante ou transitório naquele lugar, é um momento singular, onde o discurso estético, apropriando-se do espaço público, vai desencadear um processo dialógico intenso, proporcionando um momento de múltiplas interações. Para tanto, a pesquisa localiza, nos estudos culturais, o campo ideal para pensar a comunicação e seus sujeitos, fora das visões dicotômicas e engessadas para um universo de conexões, deslocamentos e interpretações. Para tal, faremos um recorte no vasto universo dos grupos teatrais que adotam o espaço público como lugar de manifestação estética. Assim, a presente pesquisa vai analisar a produção teatral de dois grupos específicos, a Cooperativa de Artistas Teatrais Oigalê/RS nos espetáculos Deus e o Diabo em terra de miséria e O baile dos anastácio e, o grupo Teatro de Operações/RJ nos espetáculos A cena é pública e BTGBT 14059 câmbio.Tendo estes espetáculos como objeto empreendemos nossa análise dos processos comunicacionais no teatro de rua em sua relação com o espectador, o espaço público e as interações geradas a partir destas experiências. Esta investigação permite compreender as redes tecidas neste lugar simbólico, que é a fruição da arte teatral em relação ao organismo concreto da cidade. Esta conexão nos leva a perceber que transformações efetivas se dão na apropriação cultural e estética, por meio de um processo comunicacional, que subverte a ordem linear e simplificada de “emissão – mensagem – recepção” propondo um jogo de transições e superposições, que provocam o empoderamento do sujeito receptor, e que, neste processo, se encontra com o sentido da cidadania.
The present research aims to investigate the street theater communication process, having the city as a space of connections between these two universes: communication and theater. It is interesting to understand, specifically, the way the street plays are seen, understood and redefined by the street audience, in the act of their reception in the contemporary public space. Understanding the theatrical intervention of the street as an act of complex communication, which involves different social fields, we preferred, in our subject, the communicational processes developed in its practice, emphasizing the relation of this theater with the audience and the contemporary public space. We understand that this unusual encounter of the theater with the individual, inhabitant or transient in that place, is a singular moment, what enables aesthetic discourse, when appropriating the public space, to trigger an intense dialogic process, providing a moment of multiple interactions. For this reason, this research focus on cultural studies, the ideal field to think about communication and its subjects, outside the dichotomic visions and plastered to a universe of connections, displacements and interpretations. Thus, a cut in the vast universe of theater groups that adopt the public space as a place of aesthetic manifestation will be done. Therefore, the present research will analyze the theatrical production of two specific groups, the Cooperativa de Artistas Teatrais Oigalê / RS in the spectacles Deus e o Diabo em terra de Miséria and O baile dos Anastácio and, the Teatro de Operações/ RJ group in the spectacles A cena é pública and BTGBT 14059 câmbio. Having these spectacles as an object we undertake our analysis of the communicational processes in the street theater in its relationship with the spectator, the public space and the interactions generated from these experiences.This research allows us to understand the networks woven in this symbolic place, which is the enjoyment of theatrical art in relation to the concrete organism of the city. This connection leads us to realize that effective transformations take place in cultural and aesthetic appropriation, through a communication process, which subverts the linear and simplified order of "emission - message - reception" proposing a set of transitions and superpositions, which provokes the Empowerment of the recipient subject, and that, in this process, one finds the sense of citizenship.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10012
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