Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10046
Tipo: masterThesis
Título: Quando menos é mais: olhares, discursos e práticas acerca da "vida simples"
Autor(es): Candido, Luara Fernandez de
Orientador: Müller, Lúcia Helena Alves
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: CONSUMO - ASPECTOS SOCIAIS
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
SIMPLICIDADE
SOCIOLOGIA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o mapeamento dos diferentes olhares, discursos e práticas promovidas por adeptos a estilos de vida que têm como proposta a redução do consumo de bens materiais. Através de uma abordagem etnográfica, analisa-se os discursos dos participantes de dois grupos anticonsumo presentes no ciberespaço, assim como o conteúdo de algumas entrevistas realizadas. Busca-se, com isso, identificar as diferentes questões que permeiam a adesão a uma vida simples. Inicialmente, faz-se uma breve explanação acerca de alguns movimentos e ações anticonsumo promovidas na atualidade. Busca-se identificar alguns pontos que distinguem uma proposta da outra e como cada iniciativa se posiciona em relação à sociedade do consumo. Posteriormente, focaliza-se as análises com base nos conteúdos dos debates entre os membros dos grupos Vida Minimalista e Simplicidade Voluntária, presentes na rede de relacionamento Facebook. Analisa-se, também, o conteúdo da fala de alguns entrevistados. Verifica-se que preocupação com os impactos ambientais não é o motivo central que leva os indivíduos a reduzirem seus padrões de consumo, mas sim, diferentes questões, as quais procurou-se decifrar e problematizar no decorrer desta pesquisa.
This study aims to map the different views, speeches, practices and logic promoted by supporters of lifestyles that aim to reduce the consumption of material possessions. Through an ethnographic approach, we analyze the speeches of two anticonsumerism groups present in cyberspace, as well as the content of some interviews. The goal is, therefore, to identify the different issues that permeate adherence to a simple life. Initially, it makes a brief explanation of a few anti-consumerism movements and actions promoted today. The goal is to identify some points that distinguish one proposal from the other and how each initiative is positioned in relation to the consumer society. Later, it focuses on analysis based on the content of discussions between group members from Vida Minimalista and Simplicidade Voluntária, present on Facebook social networking. It also analyzes the content of some of the interviewee's speeches. It is apparent that it is not the concern for environmental impacts that leads individuals to reduce their consumption patterns, but different issues, which are sought to be deciphered and discussed in this study.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10046
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