Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1008
Type: article
Title: Conduta do cirurgião-dentista frente à necessidade de exodontia em pacientes irradiados na região da cabeça e pescoço
Author(s): Rockenbach, Maria Ivete Bolzan
Vier, Fabiana Vieira
Figueiredo, Maria Antonia Zancanaro
Cherubini, Karen
Publisher: Universidade de Passo Fundo
Issue Date: 2005
Volume: 10
Issue: 1
First page: 34
Last page: 38
Keywords: EXODONTIA
OSTEORRADIONECROSE
DOENÇAS MAXILOMANDIBULARES
RADIOTERAPIA
NEOPLASIAS DE CABEÇA E PESCOÇO
ODONTOLOGIA
Abstract: O presente estudo tem por objetivo, com base na literatura vigente, enfatizar aspectos importantes relacionados à realização de exodontia em pacientes submetidos à radioterapia na região da cabeça e pescoço, visando alertar o clínico quanto ao risco de ocorrência de osteorradionecrose (ORN). Percebe-se que o osso irradiado responde de forma peculiar à infecção, em virtude da sua condição de hipóxia, hipocelularidade e hipovascularidade. Assim, exodontias durante e após o tratamento radioterápico são contra-indicadas. Na presença de envolvimento pulpar, a terapia endodôntica é considerada a primeira opção de tratamento. Quando esta terapia não for possível, opta-se pela exodontia, que deverá ser conduzida, pelo menos, três semanas antes do início da radioterapia.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1008
ISSN: 1413-4012
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rockenbach et al. 2005 RFO UPF.pdfTexto Completo131,85 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.