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dc.contributor.advisorPich, Roberto Hofmeister
dc.contributor.authorFontoura, Fernando Carbonell da
dc.date.accessioned2017-05-19T12:04:51Z-
dc.date.available2017-05-19T12:04:51Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10125-
dc.description.abstractA filosofia como modo de vida é matéria das escolas filosóficas antigas, tanto gregas quanto romanas. Para tanto, várias escolas filosóficas desenvolveram discursos para esclarecer e apoiar a prática filosófica. Essa é a ideia central de Pierre Hadot, filósofo francês que retoma a questão da filosofia como modo de vida e do qual partimos para o desenvolvimento dos argumentos em direção a uma ética do bem viver. Este trabalho de dissertação desenvolverá uma ética do bem viver específica do filósofo greco-romano Epicteto, que viveu no primeiro século de nossa era. A busca por um ideal de vida tinha como tópicos fundamentais as virtudes (aretai), a felicidade (eudaimonia), o sereno fluxo de vida (euroia), a imperturbação da alma (ataraxia). Porém, a euroia será considerada aqui como o próprio objetivo da ética do bem viver de Epicteto, essa se desenvolvendo pelo exercício das virtudes. Para efetivar essa a ética do bem viver mostraremos a teoria da ação de Epicteto e as estruturas fundamentais para que ela se realize. Dentro da teoria da ação a proairesis é ponto fundamental onde a razão e a diferenciação entre aquilo que está em nosso poder (eph´hêmin) daquilo que não está em nosso poder (úk eph´hêmin) são de suma importância para o desenvolvimento de uma terapêutica de si em direção à euroia.pt_BR
dc.description.abstractPhilosophy as a way of life is a matter of ancient philosophical schools, both Greek and Roman. To this end, several philosophical schools have developed discourses to clarify and support philosophical practice. This is the central idea of Pierre Hadot, a French philosopher who takes up the question of philosophy as a way of life and from which we set out to develop arguments towards an ethic of good living. This work of dissertation will develop a specific ethic of good living of the Greek-Roman philosopher Epictetus, who lived in the first century of our era. The search for an ideal of life had as fundamental topics the virtues (aretai), happiness (eudaimonia), the serene flow of life (euroia), the imperturbation of the soul (ataraxia). However, the euroia will be considered here as the fundamental goal of the ethics of well-being, which is developed by the exercise of the virtues. To accomplish this, the ethics of good living will show Epictetus's theory of action and the fundamental structures for it to be realized. Within the theory of action proairesis is a fundamental point where reason and the differentiation between that which is in our power (eph'hêmin) of that which is not in our power (úk eph'hêmin) are of paramount importance for the development of a therapy of yourself toward euroia.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectÉTICApt_BR
dc.subjectVIRTUDES (FILOSOFIA)pt_BR
dc.subjectESTOICISMOpt_BR
dc.subjectEPITETO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectFILOSOFIApt_BR
dc.titleA ética do bem viver em Epictetopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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