Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10126
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio
dc.contributor.authorPaludo, Ticiano Ricardo
dc.date.accessioned2017-05-20T12:05:18Z-
dc.date.available2017-05-20T12:05:18Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10126-
dc.description.abstractA presente tese busca compreender as articulações e tensões existentes nos mitos musicais do século XXI para verificar a possibilidade de traçar-se um paradigma de construção mítica pós anos 2000 que dê conta da pluralidade de propostas, plataformas e linguagens contemporâneas. Para isso, apresenta metodologia própria de análise do que chama de artista total. O recorte ilustrativo se dá através de videoclipes dos artistas David Bowie, Kiss e Lady Gaga, sendo esta última uma expoente do referido artista total, e David Bowie, o fundador do modelo. Os videoclipes são pensados como óperas encapsuladas e vetores de construção mítico-espetacular, desde que obedeçam a certos critérios que são explanados durante a pesquisa. Ao final, a tese apresenta o conceito de adversong que compreende a união entre música e publicidade, ápice do artista total da década de 2010.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to study the articulations and tensions that exist in the 21st century musical myths, and will verify the possibility of tracing a 2000’s mythic construction paradigm to understand the plurality of proposals, platforms and contemporary languages. For this, it presents its own analysis method to think about the total artist concept. An illustrative cut occurs through David Bowie, Kiss and Lady Gaga’s music videos. Bowie will be presented as one of the very first total artists in pop culture, fowward by Kiss, and Gaga. Music videos will be presented as encapsulated operas. In the end, the thesis discuss the adversongs, an union between music, and advertising, apex of the total artist of the 2010 decade.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectMITOS - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectMÚSICApt_BR
dc.subjectPUBLICIDADEpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleDa mitologia ancestral à mitologia musical: reflexos do espetacular e do hiperespetacular em videoclipes de David Bowie, Kiss e Lady Gagapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000483572-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,4 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.