Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/10127
Type: masterThesis
Title: Enfoque comunicativo e processos motivacionais: uma análise da prática docente na aula de língua espanhola
Author(s): Silva, Caroline Teixeira Fuão da
Advisor: Santos, Bettina Steren dos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2017
Keywords: LÍNGUAS - ENSINO
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
MOTIVAÇÃO (EDUCAÇÃO)
LINGUÍSTICA ESPANHOLA
Abstract: Esta pesquisa tem como intuito ampliar o conhecimento sobre o Ensino Comunicativo de Línguas e de relacioná-lo com o processo motivacional de professores de língua espanhola. Para isto, a problemática da pesquisa trata-se de investigar como este professor se identifica como um mediador nos processos de ensino e de aprendizagem, de acordo com o Enfoque Comunicativo e por meio de seu processo motivacional. Considerando aspectos da literatura, de acordo com os princípios do Enfoque Comunicativo e das Teorias da Motivação, buscou-se conhecer as potencialidades e limitações percebidas pelos docentes sobre o Enfoque Comunicativo; analisar o papel de mediador, através dos motivos para se tornar professor de espanhol e observar como o docente aplica as suas estratégias metodológicas a partir do Enfoque Comunicativo. Este estudo se caracterizou como uma abordagem qualitativa, denominada estudo de caso. Os instrumentos escolhidos foram à aplicação de três observações de aula e uma entrevista semiestruturada individual com quatro professores nativos da língua espanhola, de um Instituto de Língua Espanhola em Porto Alegre. Para análise e obtenção dos resultados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, através dos princípios de Moraes (2014). Os resultados encontrados mostraram que os princípios do Enfoque Comunicativo auxiliam o docente no desenvolvimento de unidades didáticas e na maneira como aplica as estratégias de aprendizagem para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa de maneira autônoma.Além disto, as características do papel de mediador proporcionam ao docente uma melhor gestão da aula e a possibilidade de construção de vínculo social e afetivo entre professor e aluno, através de seu processo motivacional. Desta maneira, as estratégias de aprendizagem desenvolvidas pelo professor mediador oportunizam a condição de explorar aspectos de interculturalidade nas aulas de língua espanhola, como uma maneira de inserção social com comportamento intercultural, através da comunicação na língua espanhola. Estes três aspectos encontrados: professor mediador, estratégias de aprendizagem e interculturalidade, podem ser considerados como pilares na melhoria e atualização de currículos formativos, na elaboração de planos metodológicos personalizados e na oportunidade de inserção social, com vistas a um comportamento intercultural no ensino e aprendizagem do espanhol em nosso contexto nacional.
This research aims to increase knowledge about the Communicative language teaching and relate it with the motivational process of teachers of Spanish language. For this, the problem of research it is to investigate, as this professor, identifies himself as a mediator in the processes of teaching and learning, according to the focus of communication and through his motivational process. Considering aspects of literature, in accordance with the principles of focusing communicative and theories of motivation, we attempted to get to know the potentiality and limitation perceived by teachers about the focus of communication; examine the role of mediator, through the reasons to become a teacher of spanish and observe how the teacher applies its methodological strategies from the focus. This study was characterized as a qualitative approach, referred to as a case study. The instruments chosen were the implementation of three observations of classrooms and a semi-structured interview room with four native teachers of Spanish language, an Institute of Languages of Porto Alegre. For analysis and obtaining the results, we used the textual analysis of discourse, through the principles of Moraes (2014). The results showed that the principles of communicative approach helps the teacher in developing units and in the way applies the strategies of learning for the student to develop their communicative competence autonomously.In addition, the characteristics of the role of mediator provide the faculty better management of classrooms and the possibility of building social bond and affective between teacher and student, through his motivational process. In this way, the learning strategies developed by professor mediator opportunism the condition to explore aspects of interculturality in the lessons of Spanish language, as a way of social integration with intercultural behavior, through communication in the Spanish language. These three aspects found: professor mediator, learning strategies and interculturality, can be regarded as pillars in the improvement and updating of curricula of training, in preparation of plans customized methodology and the opportunity for social integration, with a view to an intercultural behavior in the teaching and learning of Spanish in our national context.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10127
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