Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/1025
Tipo: masterThesis
Título: Potencialização da ação do hidróxido de cálcio pelo inibidor da bomba de prótons omeprazol sobre o enterococcus faecalis
Autor(es): Cogo, Deborah Meirelles
Orientador: Pelisser, Fabiana Vieira Vier
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Fecha de Publicación: 2012
Palabras clave: ODONTOLOGIA
ENDODONTIA
HIDRÓXIDOS
IN VITRO
MICROBIOLOGIA
Resumen: Introdução: O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, o efeito do hidróxido de cálcio (HC) e do inibidor da bomba de prótons Omeprazol (O), isolados e associados contra o Enterococcus faecalis, assim como avaliar se a acidificação do O influenciou nesse contexto. Métodos: A metodologia foi baseada no modelo para Concentração Inibitória Mínima (CIM) em macrodiluição do CLSI (Clinical Laboratory and Standards Institute). A atividade antibacteriana foi avaliada contra o E. faecalis (ATCC 29212). Soluções de HC, O e associações dessas substâncias em diferentes concentrações, foram preparadas e colocadas em contato com o inóculo no meio de cultura Mueller Hinton. Os tubos permaneceram em estufa por 24h, diluições seriadas foram semeadas em ágar, e após 48h, realizou-se a contagem de Unidades Formadoras de Colônia (UFCs) / mL. Também avaliou-se a CIM das medicações. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística, empregando-se ANOVA e post-hoc de Tukey, para α=5%. Resultados: A CIM para o HC foi de 32mg/mL, porém quando associado ao O e OA reduziu para 16mg/mL. O O e o OA tiveram comportamentos semelhantes. Conclusão: O O potencializa o efeito do HC, uma vez que a associação desses medicamentos reduz a CIM para o E. faecalis. A acidificação do O, quando associado ao HC nas diferentes concentrações, não influenciou o seu efeito.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1025
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
438393.pdfTexto Completo1,44 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.