Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/10289
Type: doctoralThesis
Title: Formação geral e cidadã de pedagogos em instituições de ensino superior da cidade do Recife-PE
Author(s): Sá, Evandro Duarte de
Advisor: Morosini, Marília Costa
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2016
Keywords: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PEDAGOGIA
CIDADANIA
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Abstract: A presente tese considera a relevância do ensino superior brasileiro no processo de agregar significativamente conhecimentos necessários às formações geral e cidadã de profissionais pedagogos, conforme encaminha a legislação brasileira para todas as áreas do saber acadêmico. A educação superior constitui-se em uma importante via para o aperfeiçoamento da construção da cidadania, sendo o componente de formação geral contemplado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) em seus componentes curriculares um importante vetor para o desenvolvimento da formação cidadã. O objetivo do presente trabalho foi compreender aspectos relacionados à formação geral e cidadã de pedagogos da cidade do Recife-PE. Esta pesquisa pautou-se em princípios metodológicos da abordagem quali-quantitativa, com enfoque exploratório. Dessa forma, optou-se em conhecer a percepção de coordenadores de cursos de Pedagogia, bem como a performance de estudantes desse mesmo curso em provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), pelo fato dessa ciência possuir a educação e o processo de ensino como objetos de estudo e o Enade, por sua vez, avaliar extensivamente a formação cidadã de profissionais de nível superior através do seu componente de formação geral.A questão de pesquisa da presente tese considera a relevância do ensino superior brasileiro no processo de agregar significativamente conhecimentos necessários à formação geral e cidadã de profissionais pedagogos. Na análise estatística considerou-se um intervalo de 95% (P ≤ 0,05) de confiança. Verificou-se, através da aplicação de entrevista semiestruturada, que os coordenadores de cursos reconhecem que o Enade tem estimulado as IES a investirem na formação docente. Por outro lado, constatou-se por meio da coleta de percepções com coordenadores de cursos de Pedagogia que, nas IES, há mais ênfase na formação específica, em detrimento da formação geral e cidadã, fato esse corroborado por meio da análise de resultados obtidos por estudantes ingressantes e concluintes do curso de Pedagogia no componente de formação geral e no componente de formação específica aplicados ao Enade dos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Nesse sentido, recomendam-se outras pesquisas, uma vez que a educação para a cidadania é uma importante ferramenta para se construir possibilidades no campo de atuação de outras ciências.
This thesis considers the relevance of Brazilian higher education in the process of significantly adding necessary knowledge to general and citizen education of professionals of Education, as forwards Brazilian law for every academic knowledge area. Higher education is important to improve building citizenship, and the general component offered by Higher Education Institutions (HEIs) in their curriculum components is an important vector for developing education to citizenship. The aim of this study was understanding aspects related to general and citizen education of Recife’s-PE Education professionals and students. This research was guided by the methodological principles of the qualitative and quantitative approaches oriented by an exploratory approach. Thus, it was decided to know the perceptions of coordinators of Pedagogy courses, as well as the performance of its students on the National Student Performance Exam (Enade), for Education and the process of teaching being objects of study of this science and for Enade, extensively evaluating the citizen education of high level professionals through its general education component. The research question comprehends the relevance of Brazilian higher education in the process of adding necessary knowledge to general and citizen education of professionals of Education.In the statistical analysis was considered a range of 95% (P ≤ 0.05) confidence. The semi-structured interview revealed that the course coordinators recognize that Enade has stimulated the Higher Education Institutions to invest in teacher training. On the other hand, the perceptions of coordinators of Pedagogy courses indicates that in Recife’s Higher Education Institutions, there is more emphasis on specific training than on general and citizen education. This conclusion was confirmed by the analysis of data obtained by freshmen and graduate students of Education in the general and specific components applied to Enade in 2005, 2008, 2011 and 2014. Therefore, further researches are recommended, since education for citizenship is an important tool for building possibilities in the field of activity of other sciences.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10289
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000483815-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,43 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.