Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10290
Type: doctoralThesis
Title: Arquitetura escolar e patrimônio histórico-educativo: os edifícios para a escola primária pública no Rio Grande do Sul (1907-1928)
Author(s): Ermel, Tatiane de Freitas
Advisor: Bastos, Maria Helena Câmara
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2017
Keywords: EDUCAÇÃO - HISTÓRIA
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
ARQUITETURA - ESCOLAS
EDUCAÇÃO
Abstract: A presente pesquisa de tese insere-se no campo da história da educação, na perspectiva teórica da história cultural e da cultura escolar, onde procura analisar os primeiros edifícios destinados para a escola primária pública no Estado do Rio Grande do Sul, durante a Primeira República Brasileira (1889-1930), relacionando-os com o patrimônio histórico-educativo rio-grandense. A coleta de dados empíricos foi realizada, sobretudo, no Memorial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e na Mapoteca da Diretoria de Obras Públicas/RS, valendo-se da análise qualitativa dos Relatórios da Diretoria de Instrução Púbica/RS, da Diretoria de Obras Públicas/RS e dos registros imagéticos. Propõe discutir quais são as relações estabelecidas entre os primeiros prédios para a escola primária, construídos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, nas primeiras décadas do século XX, com patrimônio histórico-educativo rio-grandense? Realiza uma cartografia os primeiros projetos, plantas e fotografias dos prédios escolares construídos pelo Governo do Estado, analisando aspectos de suas trajetórias, identificando as mudanças e as permanências, desde o ponto de vista material e simbólico. O recorte temporal foi estabelecido de acordo com os anos de construção/finalização da primeira e da última escola primária identificada nesta pesquisa. Sendo assim, o ano de 1907 marca o início da construção da Aula Isolada Campos da Redenção, localizada na cidade de Porto Alegre. A data de 1928 corresponde à finalização de dois colégios elementares no Estado, um localizado no município de Passo Fundo e, o outro, de Cruz Alta, construídos com base em um mesmo projeto.Durante este intervalo (1907-1928), o estudo identificou 18 edifícios escolares, entre reformas, adaptações e construções realizadas pelo governo do Estado, o que possibilitou a divisão em dois grandes grupos, sendo um deles de edifícios adaptados e, outro, de construções. Dos 9 prédios que foram erguidos, a maioria está localizada na capital e/ou em zonas urbanas de diferentes cidades. Ao analisar a trajetória destes estabelecimentos observamos que grande parte segue suas atividades como instituição de ensino, enfrentando sérios problemas estruturais e uma significativa crise relacionada à sua história, memória e valorização enquanto patrimônio históricoeducativo. Identificamos que nenhuma destas edificações está tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, assim como não localizamos projetos vinculados à Secretaria da Educação ou do setor de Patrimônio Histórico da Diretoria de obras Públicas que tenham a finalidade de preservação dos edifícios e acervos escolares. Constatamos que os primeiros edifícios para a escola primária pública sobrevivem a uma crise estrutural, histórica e memorialista, assim como ao descaso dos órgãos responsáveis pela sua manutenção e preservação. Desse modo propomos interlocuções entre a arquitetura escolar e o patrimônio histórico-educativo envolvendo a comunidade escolar, as distintas instituições e esferas públicas e pesquisadores, sobretudo, universitários.
This thesis research is inserted in the of history of education field, within the theoretical perspective of cultural history and school culture, and aims to analyze the first buildings destined for public primary schools in Rio Grande do Sul, during the First Brazilian Republic (1889-1930), relating them with the historical and educational patrimony of this state. The collection of empirical data was carried through, over all, in the Legislative Assembly of Rio Grande do Sul's Memorial and in the Map Collection of the Direction of Public Works/RS; it was carried a qualitative analysis of the reports from the Direction of Public Works/RS, Direction of Public Instruction/RS and of the pictorial files. It proposes to discuss the following question: which relations were established between the first primary school buildings, constructed by the Rio Grande do Sul Government in the first decades of the 20th century, and the historical, educational state patrimony? It carries through a cartography of the first projects, plants and photographs of the school buildings constructed by the state government, analyzing aspects of its trajectories, identifying the changes and the continuities, from a material and symbolic point of view. The temporal scope was established in accordance with the years of construction/completion of the first and the last primary school identified in this research. Therefore, the year of 1907 marks the beginning of the construction of Aula Isolada Campos da Redenção, located in the city of Porto Alegre. The date of 1928 corresponds to the completion of the elementary schools in the State, one located in the city of Passo Fundo and the other in Cruz Alta, which were constructed on the basis of the same project.During this interval (1907-1928), the study identified 18 school buildings, among reforms, adaptations and constructions carried through by the state government, which enabled a division in two great groups: adapted buildings and constructions. Of the 9 buildings that were constructed, the majority is located in the capital and/or urban zones of different cities. When analyzing the trajectory of these establishments, it was observed that great part of them follow their activities as education institutions, facing serious structural problems and a significant crisis related to its history, memory and valuation as historical and educational patrimonies. It was identified that none of these constructions is protected by the Institute of the Historic and Artistic Patrimony of the State, and it was not found any projects linked to the Secretary of Education or the Historic Patrimony sector of the Direction of Public Works with the purpose of preservation of the buildings and school collections. It was evidenced that the first buildings destined to public primary schools survive a structural, historical and memorialist crisis, as well as the indifference of the responsible agencies for its maintenance and preservation. Thus, this thesis proposes interlocution between the school architecture and the historical educational patrimony, involving the school community, the distinct institutions and public spheres and the university researchers.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10290
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000483820-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo8,07 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.