Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/10352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio-
dc.contributor.authorReis, Adriana Donato dos-
dc.date.accessioned2017-06-27T12:04:17Z-
dc.date.available2017-06-27T12:04:17Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10352-
dc.description.abstractO objetivo da dissertação é refletir sobre políticas culturais no Brasil, nas esferas pública e privada, e sua relação com a comunicação social, analisando a circulação da arte e sua recepção simbólica. O estudo faz uma apresentação do modelo de financiamento público/privado, adotado, no Brasil, para ações culturais, e pretende trazer uma contribuição para a comunicação social através da política cultural, pública ou privada. Inicialmente, aborda o contexto histórico do mecenato, bem como a criação das leis de incentivo na Europa, nos EUA e no Brasil. Na sequência, apresenta o compromisso do Estado brasileiro na preservação e no fomento à cultura. Para isso, detém-se na análise formal da política cultural pública a partir da Constituição Federal de 1988, na criação da primeira lei de incentivo à cultura - a Lei Sarney e, posteriormente, na Lei Rouanet, que incluiu o Fundo Nacional de Cultura, e nas propostas de sucessão dessas leis. Num segundo momento, faz uma análise das construções simbólicas adotadas nas políticas de comunicação institucional da iniciativa privada e como essas empresas enxergam a divulgação de sua marca através da promoção cultural. Faz-se apresentação do mercado cultural, da economia da cultura e da relação entre agentes culturais, instituições culturais e financiadores. A abordagem metodológica tem por base a análise de conteúdo, por meio de documentos, notícias, debates, entrevistas e bibliografia referentes às políticas culturais, e abordagem empírica, a partir da análise de uma das empresas que patrocina um número significativo de projetos culturais no Rio Grande do Sul - a Companhia Zaffari, sendo considerados dados do período de 2005 a 2016. Por fim, o estudo pretende refletir sobre o produto cultural como meio de comunicação, seus impactos sociais, culturais e econômicos.pt_BR
dc.description.abstractThis essay aims to reflect on cultural policies in Brazil, in public and private spheres, and its relation with social communication, analyzing the flow of art and its simbolic reception. The study gives a presentation on the public/private financing model adopted for cultural actions in Brazil and intends to bring a contribution for social communication trough cultural, public or private policy. At first, it covers the historical context of patronage, as well as the creation of culture incentive laws in the USA, in Europe, and in Brazil. Then it presents the commitment of Brazil in preserving and promoting culture. In order to do that, it focuses on the formal analysis of the public cultural policy rooted on the Federal Constitution of 1988, in the creation of the first law to incentivate culture - the Sarney Law – and afterwards on Rouanet Law, which included the National Culture Fund, and proposals for the succession of these laws. Further on, it analyzes the symbolic creations adopted in the institutional communication policies of the private sector and how these companies see the spreading of their brand through cultural promotion. It is hereby done a presentation of the cultural market, the culture economy and the relationship between cultural agents, institutions and funders. The methodological approach is based on the analysis of the content, through documents, news, debates, interviews and bibliography related to cultural policies, besides an empirical approach, based on the analysis of one of the companies that sponsors a significant number of cultural projects in Rio Grande do Sul – Companhia Zaffari -, taking into account data between 2005 and 2016. Athet last the study intends to reflect on the cultural product as means of communication and its social, cultural and economic impacts.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPOLÍTICA CULTURALpt_BR
dc.subjectCULTURA - BRASILpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titlePolíticas culturais: expressão de comunicação através do patrocínio culturalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_ADRIANA_DONATO_DOS_REIS_COMPLETO.pdfADRIANA_DONATO_DOS_REIS_DIS1,87 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.