Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/10409
Tipo: doctoralThesis
Título: Campus sustentável e educação: desafios ambientais para a universidade
Autor(es): Wachholz, Chalissa Beatriz
Orientador: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADES
SUSTENTABILIDADE
Resumo: Esta tese é sobre o processo de ambientalização de duas universidades brasileiras e uma espanhola: a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Lavras e a Universidad de Alcalá de Henares. O foco principal da pesquisa é compreender como a sustentabilidade vem se inserindo nas atividades destas instituições e qual o maior desafio na permanência destas ações. Considerando a ambientalização um processo que insere a dimensão socioambiental em todos os eixos e ações e levando em conta a retrospectiva histórica deste processo no ensino superior, o papel dos indicadores e das redes tecidas neste cenário, esta pesquisa compreende que a ambientalização se dá em três dimensões: na gestão, no currículo e no campus e busca, a partir desta definição, identificar as principais ações e desafios em cada uma destas dimensões. A escolha por estas universidades se deu a partir da experiência como aluna da PUCRS e da colocação da UFLA e da UAH no GreenMetric World University Ranking, que mensura a sustentabilidade das instituições do mundo inteiro e que mostra que estas duas universidades ocupam o primeiro lugar entre as instituições superiores de seus respectivos países. A pesquisa permitiu identificar as ações ambientais de muitas universidades brasileiras, mostrando a preocupação destas instituições em assumir sua responsabilidade socioambiental, o potencial de transformação da instituição quando existe uma gestão sustentável e a fragilidade da educação ambiental que precisa ganhar mais espaço e força nestas Instituições.
This thesis present the process of environmentalization of two Brazilian universities and a Spanish one: the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), the University of Lavras (UFLA), and the University of Alcalá (UAH), respectively. The main focus of this research is to understand how sustainability is being addressed in the activities of these institutions and what is the greatest challenge in the continuity of these actions. Considering that the environmentalization is a process that addresses the socio-environmental dimension in all axes and actions and taking into account the historical retrospective of this process in higher education, the role of indicators and the networks woven in this scenario, this research understands that the environmentalization occurs in three dimensions: in management, in the curriculum and in the campus. Based on this definition, the study aims to identify the main actions and challenges in each of these dimensions. The choice of these universities was based on my experience as a student at PUCRS and the rank of the UFLA and the UAH at the GreenMetric World University Ranking, which measures the sustainability of higher education institutions worldwide and shows that these two universities are in the first position in their respective countries. The research has identified the environmental actions of many Brazilian universities, showing the concern of these institutions in assuming their socio-environmental responsibility, the potential of transformation when there is a sustainable management and the fragility in environmental education, which needs to claim more space and strength in these institutions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10409
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