Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/10526
Tipo: masterThesis
Título: Discurso e práticas de comunicação da memória institucional: um estudo do Espaço Memória Banrisul
Autor(es): Seibt, Daniela
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
MEMÓRIA INSTITUCIONAL
ANÁLISE DO DISCURSO
BANRISUL - HISTÓRIA
COMUNICAÇÃO
Data de Publicação: 2017
Resumo: A emergência da memória é um dos fenômenos culturais e políticos mais surpreendentes dos últimos anos e tem despertado interesse especial nos estudos organizacionais brasileiros, no que diz respeito às possibilidades de uso da memória como estratégia de identidade, pertencimento e humanização das organizações, fortalecendo a imagem e a reputação corporativa. O presente estudo propõe uma discussão acerca do envolvimento dos discursos e conteúdos institucionais produzidos pelas organizações, ampliando a visão estratégica dos usos da memória. Além disso, contempla aspectos da dimensão emocional da memória de empresa, identificando em breve análise as relações de intencionalidade e emotividade no discurso de memória. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e está ancorada metodologicamente pela Análise do Discurso, num composto das perspectivas de Dominique Maingueneau e Patrick Charaudeau. O levantamento bibliográfico apresenta as perspectivas teóricas sobre memória e suas diferentes abordagens (individual, coletiva, social e institucional); comunicação e cultura organizacional, identidade, imagem e reputação; emoções; e o discurso organizacional. Através do estudo do Espaço Memória Banrisul busca-se compreender as relações entre o discurso de memória e as práticas de comunicação de memória das empresas, analisar as estratégias discursivas utilizadas na comunicação de memória e identificar que emoções elas provocam no público. Pretende-se, ao final desta pesquisa, que se possa apresentar considerações relevantes ao campo de atuação dos profissionais de Comunicação Social e Relações Públicas.
The rescue of a memory has been one of the most amazing events of both cultural and political nature, during the last years, and has raised special interest in the study of Brazilian organizations, where the use of memories is a strategy to trigger identification, concept of belonging and humanization of the organization itself, strengthen the way corporations are perceived and valued. The current work suggests a discussion on how organizations are using institutional content and speech should take place enlarging scope and strategic use of memories. Furthermore, brings to light aspects of the emotional dimension of the company´s memory, identifying though brief analysis the intent and emotional response imbedded in the memory speech. This is a quality focus research, based on Speech Analysis methodology, that brings together the perspectives of Dominique Maingueneau and Patrick Charaudeau. The mapping of the resources presents the theoretical perspectives on memory and its different approaches (individual, collective, social, institutional); communication and organizational culture, identification, perception, and value: emotional response, and the organizational speech. Studying the so called Espaço Memória Banrisul puts in place an effort that targets the understanding of the connections between memory speech and the company´s communication practices in what regards company´s memory. It also uncovers the speech strategies used to communicate a memory and emotional response they trigger on the audience. It is expected that, by the end of this research, relevant considerations can be presented to professional on Social Communication and Public Relation.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10526
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese (Comunicação Social)

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