Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/10536
Tipo: masterThesis
Título: Alunos de cursos de cuidadores de idosos e seus relatos de perspectivas de cuidado
Autor(es): Veiga, Katiana Spinelli da
Orientador: Bós, Ângelo José Gonçalves
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: IDOSOS
CUIDADORES
GERONTOLOGIA
Resumen: Introdução: Com o aumento do número de idosos, fica evidente que ocorra uma elevação do número de profissionais que se dedicam a cuidar destas pessoas, os chamados popularmente de cuidadores de idosos. Objetivo: Estudar os principais motivos e as perspectivas de cuidado dos alunos que buscam cursos de cuidadores de idosos. Metodologia: Foi conduzido um estudo quantitativo, transversal e descritivo com 109 estudantes de cursos de cuidadores de idosos de instituições de ensino de Porto Alegre - RS. Estes estudantes responderam um questionário com variáveis sociodemográficas e econômicas. A perspectiva do cuidado com o idoso foi avaliada através da adaptação do Instrumento para Avaliação do Cuidador Familiar do Idoso. Resultados: Os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados para este estudo são do gênero feminino, casado, com idade entre 40 a 60 anos, estudaram até o final do ensino médio e estão, atualmente, desempregados. Os motivos descritos para ingressarem no curso são a busca de novas ocupações, retorno financeiro, novos conhecimentos, respeito ao idoso, pelo desejo de fazer mais pelo ser humano, por vontade, amor e gosto de cuidar de pessoas idosas. Considerações finais: Os alunos ingressos nos cursos de cuidadores de idosos estão dispostos a exercer as funções a eles concedidas referentes aos cuidados primários com o idoso como também momentos de lazer. Porém atividades como limpeza e arrumação da casa, lavar e passar roupa e pequenos consertos em casa já não são atividades preconizadas ao cuidador, ficando aos cuidados de outra pessoa indicada pela família.
Introduction: With the increase in the number of elderly people, evidence is an increase in the number of professionals dedicated to caring for these people, the so-called elderly caregivers. Objective: To study the main reasons and care perspectives of students seeking caregiver courses for the elderly. Methodology: A quantitative, cross - sectional and descriptive study was conducted with 109 students from caregivers courses for the elderly of educational institutions in Porto Alegre - RS. These students answered a questionnaire with sociodemographic and economic variables. The perspective of caring for the elderly was evaluated through the adaptation of the Instrument for the Evaluation of the Elderly Family Caregiver. Results: The results showed that the majority of the interviewees for this study are female, married, aged 40 to 60 years, studied until the end of high school and are currently unemployed. The reasons described for entering the course are the search for new occupations, financial return, new knowledge, respect for the elderly, for the desire to do more for the human being, for will, love and care for the elderly. Final Considerations: Students enrolled in caregiver courses for the elderly are willing to perform the functions assigned to them regarding primary care with the elderly as well as moments of leisure. But activities such as cleaning and housekeeping, washing and ironing, and small repairs at home are no longer activities recommended to the caregiver, being cared for by another person indicated by the family.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10536
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DIS_KATIANA_SPINELLI_DA_VEIGA_COMPLETO.pdfTexto Completo1,36 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.