Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10631
Tipo: doctoralThesis
Título: Desempenho em um simulador de direção e sua relação com a capacidade cognitiva em condutores idosos
Autor(es): Vasques, Adriana Machado
Orientador: Portuguez, Mirna Wetters
Pinho, Márcio Sarroglia
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: COGNIÇÃO
SIMULAÇÃO (PSICOLOGIA)
DIREÇÃO DE AUTOMÓVEIS
IDOSOS
PSICOLOGIA
Resumo: Com o aumento expressivo da população idosa, cresce o número de condutores automotivos em uma faixa etária frequentemente acometida por declínios cognitivos que podem interferir nas habilidades para uma condução segura. Sendo a condução automotiva essencial para a manutenção da autonomia e qualidade de vida e sua interrupção associada a efeitos negativos como restrição à vida social e aumento de sintomas depressivos, sua continuidade ou não deveria basear-se em uma avaliação criteriosa. No entanto, apesar de relevante, ainda não foram estabelecidos os instrumentos mais eficazes para avaliar as funções cognitivas e o desempenho de idosos na condução automotiva. Objetivo: investigar as funções cognitivas de motoristas idosos e relacionar com o desempenho em um simulador de direção, buscando identificar os parâmetros mais eficazes de avaliação, contribuindo para segurança no trânsito e para a criação de políticas públicas. Método: estudo do tipo transversal com abordagem descritivo-analítica, envolvendo 34 condutores idosos avaliados através de um simulador de direção e testes cognitivos (Códigos, da Escala de inteligência Wechsler, Teste de atenção Dividida-TEADI, Trail Making teste-TMT, Exame Cognitivo de Addenbrooke Revisado-ACE-R e Teste de aprendizado Verbal de Rey- RAVLT). Resultados: os testes que avaliam o funcionamento cognitivo, especialmente os de memória verbal e as habilidades visuoconstrutivas foram os que mais demonstraram relação com o desempenho no simulador de condução. Conclusões: a comparação entre o desempenho nos testes cognitivos e os escores no simulador de direção, evidencia correlação entre ambos, indicando que o pior desempenho no simulador associa-se ao pior desempenho cognitivo, revelando-se um instrumento útil para contribuir na avaliação de condutores idosos.
With seniors increasing faster than younger populations, the average age of car drivers has gone up, and ageing-associated cognitive decline may interfere with the skills needed for safe driving. However, driving provides autonomy and quality of life, and being considered unfit to perform this task may restrict social life and lead to depression. As such, any restrictive measures should be based on careful assessment; however, the instruments available to evaluate the cognitive functions and the driving performance of the elderly need to be largely improved. Objective: To investigate the cognitive functions of elderly drivers and relate them to performance in a driving simulator, and to identify the most effective parameters of evaluation, thus contributing to traffic safety and to the creation of public policies. Method: This is a cross-sectional, descriptive-analytic study, involving 34 elderly drivers evaluated by a driving simulator and cognitive tests (Wechsler Intelligence Scale Codes, Divided Attention Test - TEADI, Trail Making test, Revised Addenbrooke Cognitive Examination - ACE-R and Rey Verbal Learning Test - RAVLT). Results: The tests that evaluate the cognitive functioning, especially those of verbal memory and the visuoconstructive abilities were the ones that demonstrated more relation with the performance in the driving simulator. Conclusions: The comparison between performance in cognitive tests and scores in the drive simulator shows a correlation between both, indicating that the worst performance in the simulator is associated with worse cognitive performance, proving to be a useful instrument to contribute to the evaluation of elderly drivers.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10631
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