Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10706
Tipo: masterThesis
Título: Produção colaborativa do espectador na TV: um estudo sobre o programa Hitrecord on TV
Autor(es): Lopes, Bruna Vianna
Orientador: Tietzmann, Roberto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: TELEVISÃO
FERRAMENTAS COLABORATIVAS
COMUNICAÇÃO DE MASSA
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumo: Esta dissertação tem como tema de pesquisa a produção colaborativa do espectador na TV. Nosso objetivo geral é investigar como a produção colaborativa pode se desenvolver no âmbito da televisão. Para isso, vamos analisar o programa Hitrecord on TV, exibido pelo canal a cabo Pivot, nos Estados Unidos. Ao todo, selecionamos quatro episódios (temporada 2014 e 2015) e vamos utilizar o método da Hermenêutica de Profundidade de Thompson (2002). O referencial teórico é composto pelos autores Wolton (1996), Marcondes Filho (1995), Orozco (2005), Verón (2009), Lévy (1999), Jenkins (2009), Dizard (2000) e Salaverría, García Avilés e Masip (2012), Tapscott e Williams (2006), Shirky (2011) e outros. Os resultados desta pesquisa mostram que a produção colaborativa depende de quatro fatores para se desenvolver: massificação das tecnologias digitais, excedente cognitivo, conectividade e organização. Dentro de um programa televisivo, a etapa de produção de conteúdo é a fase mais permissiva ao envolvimento do espectador. Nela é possível o participante criar insumos a partir de diretrizes da equipe interna. A contribuição do espectador pode ter formato de texto, de imagem, de vídeo ou de áudio. A adoção da produção colaborativa do espectador nos veículos é uma oportunidade para reduzir custos e inovar no formato, porém a televisão precisará se adaptar a outros fatores como a criação coletiva e a descentralização da produção.
This dissertation is about collaborative production. Our general objective is to investigate how collaborative production can develop in the television. For this, we will analyze the program Hitrecord on TV, screened by cable channel Pivot, in the United States. We selected four episodies (season 2014 and 2015) and we will use the Thompson Depth Hermeneutics method (2002). The theoretical reference is composed of the authors Wolton (1996), Marcondes Filho (1995), Orozco (2005), Verón (2009), Lévy (1999), Jenkins (2009), Dizard (2000) and Salaverría, García Avilés and Masip 2012), Tapscott and Williams (2006), Shirky (2011) and others. The results of this research show that collaborative production depends on four factors to develop: massification of digital technologies, cognitive surplus, connectivity and organization. Within a television program, the stage of content production is the most permissive phase of the viewer's involvement. It is possible for the participant to create inputs from internal team guidelines. The viewer's contribution may be in text, image, video or audio format. The adoption of collaborative production of the viewer in vehicles is an opportunity to reduce costs and innovate in the format, but the television will have to adapt to other factors like the collective creation and the decentralization of the production.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10706
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000484903-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,7 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.