Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10789
Tipo: masterThesis
Título: Comunicação e memória empresarial: os livros institucionais da Ipiranga - 1962 e 1997
Autor(es): Ordoque, Christian Astigarraga
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
MEMÓRIA
HISTÓRIA
Resumo: O livro institucional é um dos produtos de comunicação mais tradicionalmente utilizados pelas empresas para a divulgação de sua trajetória. Através deles as empresas elaboram uma narrativa que as diferenciam de seus concorrentes. Em nosso estudo, buscamos analisar dois livros institucionais: O primeiro livro se chama “Petrolinho Edição Especial Comemorativa ao 25º Aniversário da Refinaria de Petróleo Ipiranga S/A”, produzido em 1962. O segundo livro da Ipiranga tem o título: “Uma História de Realizações. Empresas Petróleo Ipiranga 60 anos”, produzido em 1997. Nossa análise será efetuada através do método Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson e utilizaremos como técnica a Análise Textual Discursiva de Roque Moraes, buscando responder se os livros apresentam a memória ou a história da empresa. Para tanto, a análise de três contextos se faz necessária; a relação entre cultura e comunicação organizacional, o debate entre História e Memória e o contexto mais atual da responsabilidade social empresarial e da responsabilidade histórica. Pretendemos com nosso estudo, contribuir para a análise do livro institucional, seu processo de elaboração e utilização como ferramenta de comunicação para as empresas.
Institutional book is one of the communication products most traditionally used by companies to publicize their trajectory. Throughout them the companies elaborate a narrative that differentiate them from their competitors. In our study, we sought to analyze two institutional books: The first book is called “Petrolinho Edição Especial Comemorativa ao 25º Aniversário da Refinaria de Petróleo Ipiranga S/A”, produced in 1962. The second book of Ipiranga has the title: “Uma História de Realizações. Empresas Petróleo Ipiranga 60 anos”, produced in 1997. Our analysis will be made through the Hermeneutics Depth method of John B. Thompson and we will use as Technical Discursive Textual Analysis of Roque Moraes, trying to answer if the books present the memory or the history of the company. For that, the analysis of three contexts is necessary; The relationship between culture and organizational communication, the debate between History and Memory and the more current context of corporate social responsibility and historical responsibility. With our study, we intend to contribute to the analysis of the insitutional book, its process of elaboration and use as an communication tool for companies.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10789
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