Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/10789
Type: masterThesis
Title: Comunicação e memória empresarial: os livros institucionais da Ipiranga - 1962 e 1997
Author(s): Ordoque, Christian Astigarraga
Advisor: Moura, Cláudia Peixoto de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2017
Keywords: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
MEMÓRIA
HISTÓRIA
Abstract: O livro institucional é um dos produtos de comunicação mais tradicionalmente utilizados pelas empresas para a divulgação de sua trajetória. Através deles as empresas elaboram uma narrativa que as diferenciam de seus concorrentes. Em nosso estudo, buscamos analisar dois livros institucionais: O primeiro livro se chama “Petrolinho Edição Especial Comemorativa ao 25º Aniversário da Refinaria de Petróleo Ipiranga S/A”, produzido em 1962. O segundo livro da Ipiranga tem o título: “Uma História de Realizações. Empresas Petróleo Ipiranga 60 anos”, produzido em 1997. Nossa análise será efetuada através do método Hermenêutica de Profundidade de John B. Thompson e utilizaremos como técnica a Análise Textual Discursiva de Roque Moraes, buscando responder se os livros apresentam a memória ou a história da empresa. Para tanto, a análise de três contextos se faz necessária; a relação entre cultura e comunicação organizacional, o debate entre História e Memória e o contexto mais atual da responsabilidade social empresarial e da responsabilidade histórica. Pretendemos com nosso estudo, contribuir para a análise do livro institucional, seu processo de elaboração e utilização como ferramenta de comunicação para as empresas.
Institutional book is one of the communication products most traditionally used by companies to publicize their trajectory. Throughout them the companies elaborate a narrative that differentiate them from their competitors. In our study, we sought to analyze two institutional books: The first book is called “Petrolinho Edição Especial Comemorativa ao 25º Aniversário da Refinaria de Petróleo Ipiranga S/A”, produced in 1962. The second book of Ipiranga has the title: “Uma História de Realizações. Empresas Petróleo Ipiranga 60 anos”, produced in 1997. Our analysis will be made through the Hermeneutics Depth method of John B. Thompson and we will use as Technical Discursive Textual Analysis of Roque Moraes, trying to answer if the books present the memory or the history of the company. For that, the analysis of three contexts is necessary; The relationship between culture and organizational communication, the debate between History and Memory and the more current context of corporate social responsibility and historical responsibility. With our study, we intend to contribute to the analysis of the insitutional book, its process of elaboration and use as an communication tool for companies.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10789
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000485047-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,25 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.