Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/10808
Type: doctoralThesis
Title: Chama o personal: estudo etnográfico sobre consultorias pessoais
Author(s): Dios, Maria Luísa Célia Escalona de
Advisor: Müller, Lúcia Helena Alves
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Issue Date: 2017
Keywords: SERVICOS DE CONSULTORIA
MERCADO DE TRABALHO
MUDANÇA SOCIAL
TERCEIRIZAÇÃO
SOCIOLOGIA
Abstract: Nos últimos dez anos, no Brasil, observou-se um aumento do poder aquisitivo, um relativo crescimento do grau de mobilidade social e, também, de sofisticação do consumo. Paralelo a estes processos, houve um crescimento da oferta de serviços pessoais que assumem a forma de consultorias para realização de diversas atividades, tais como: organizar armários, levar cachorros para passear, realizar compras, orientar o cliente em relação ao seu estilo de vestir e a construção de sua imagem pessoal, entre outros. Os indivíduos que prestam esse tipo de serviços se autodenominam personals, enfatizando a natureza individualizada dos serviços oferecidos. Por deterem um saber específico, os profissionais que oferecem serviços pessoais apresentam-se como “especialistas”. Os serviços que eles oferecem atendem demandas que não existiam até pouco tempo atrás ou que eram satisfeitas de outras formas. Assim sendo, eram satisfeitas pelo próprio indivíduo, na medida em que possuía os conhecimentos e habilidades necessários, adquiridos através da socialização familiar, ou por algum outro membro da família, por amigos ou empregados que detinham essas habilidades, o que significa que esses serviços eram prestados no âmbito de relações mais amplas e permanentes, envolvendo a lógica da dádiva ou a das relações de assalariamento.A partir de uma pesquisa realizada entre 2013 e 2016 em Porto Alegre, São Paulo e Paris (durante o estagio doutoral 2015 a 2016) esta tese visa investigar o surgimento desse mercado de serviços pessoais. Por meio de uma abordagem etnográfica se buscou averiguar como se construiu a oferta, a demanda destes serviços pessoais e quais as implicações na forma como se constrói a pessoa na contemporaneidade. A principal conclusão deste trabalho diz respeito ao fato de que a constituição desse mercado de serviços pessoais está relacionada com a ocorrência de mudanças na organização da vida familiar e no mundo do trabalho e, especificamente no caso brasileiro, com a ascensão econômica de certos grupos sociais e com a possibilidade de reconversão de capitais por parte de determinados segmentos sociais e categorias profissionais.
In the last ten year, Brazil has shown an increase on its purchasing power, a relative growth of social mobility and also of sophisticated consumption.In parallel to those processes, there was an increment upon the offering of personal services which turned into the form of consultancies to accomplish several activities, such as sorting out closets, walking dogs, shopping, advising on customer´s way of dressing and building his/her personal image, among others.Individuals that provide such sort of services call themselves personals, emphasizing the individual nature of supplied services. Since those professionals hold a especific know-how they introduce themselves as "specialists".Their given services meet demands that did not exist until short time ago or were met by other means. Therefore, they were met by the individual himself as long as he held the needed knowledge and skills, got through familiar socialization or by some other family member, through friends or employees who held those skills, which means that those services were supplied in the scope of wider and steady relatioships,involving the logic of gift or those relationships based on wageearning. From a research developed between 2013 and 2016 in Porto Alegre, Sao Paulo and Paris, this thesis aims to investigate the rise of that personal services market.Using an ethnographic approach one searched to see how offering and the demand for such personal services were built and what the implications were in the way the individual was developed into contemporaneity.The main conclusion for this work says the formation of that personal services market is related to changes in the family life organization and in the professional work environment and specific in the Brazilian case, to the economic upswing of certain social groups and also with the possibility of capital reconversion by specific social segments and professional categories.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10808
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