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dc.contributor.advisorFinger, Cristiane
dc.contributor.authorCardoso, Jéferson Cristiano Cortes Zambom
dc.date.accessioned2017-10-25T11:01:33Z-
dc.date.available2017-10-25T11:01:33Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/10819-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa o fenômeno chamado binge-watching e como esse novo modo de assistir televisão vem modificando o comportamento dos telespectadores, que passam a desempenhar papéis de usuários, hipertelespectadores e multiplicadores. Para isso foi realizada uma análise em duas etapas. Na primeira foi feito um acompanhamento, mensuração e análise dos comentários desse público no Twitter antes, durante e após o lançamento do seriado Orange Is The New Black (OITNB), produção do Netflix, além das postagens nas contas oficiais brasileira (@OITNBrazil) e americana (@OITNB), a fim de verificar o comportamento do público nesses espaços. Numa segunda etapa foi feito um acompanhamento, mensuração e análise dos comentários desse público no Twitter antes, durante e após uma simulação de maratona, na televisão paga, da série The Walking Dead (TWD), produção da AMC, exibida pela Fox, além das postagens nas contas oficiais brasileira (@TWDBrasil) e americana (@WalkingDead_AMC), a fim de verificar o que modifica quando o binge-watching é espontâneo, ocorrendo em um ambiente de arquivo, no qual a pessoa pode determinar quando vai maratonar ou não, ou quando o binge-watching é induzido, ocorrendo em um ambiente de fluxo, no qual o telespectador não pode determinar quando irá fazer a maratona, podendo apenas escolher se irá acompanhar o que está sendo transmitido pela televisão ou não.Contatou-se que as contas oficiais ficam restritas a participação dos moderadores e que no Brasil o público não utiliza o termo binge-watching, mas sim maratona, assistindo aos seriados principalmente no dia do lançamento, quando em arquivo, e não tendo uma forte adesão as simulações. Para embasar essa pesquisa foram usados autores como Jenkins (2009), Kinder (1991), Cannito (2010), Bauman (2008/2009/2013), Anderson (2006), Jenkins, Green e Ford (2014), Lipovetsky e Serroy (2012), Johnson (2012), Shirky (2011), Scolari (2014), Mattos (2013), Negroponte (1995), Eco (1986), Foucault (2002), Wolton (1996) e McLuhan (1979). A metodologia utilizada foi a Hermenêutica de Profundidade conforme a visão de Thompson (1995), usando como técnica de estruturação da coleta de dados a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e para a análise dos dados a Análise de Discurso Mediada por Computador (CDMA) de Herring (2004).pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the phenomenon called binge-watching and how this new way of watching television is changing the behavior of viewers who come to play roles of users, hiperviewers and multipliers. For this was done an anlytical in two stages. In the first was done an monitoring, measurement and analysis of the comments of this public on Twitter before, during and after the launch of sitcom Orange Is The New Black (OITNB), production of Netflix, in addition to posts in Brazilian official accounts (@OITNBrazil) and American (@OITNB) to check public behavior in these spaces. In the second stage was done an monitoring, measurement and analysis of the comments of this public on Twitter before, during and after an marathon simulation, in the pay television, of sitcom The Walking Dead (TWD), production of AMC, displayed by Fox, in addition to posts in Brazilian official accounts (@TWDBrasil) and American (@WalkingDead_AMC), to see what changes when the binge-watching is spontaneous, occurring in a file environment, in which one can determine when will be marathon or not, or when the binge-watching is induced, occurring in a flow environment in which the viewer can not determine when it will do the marathon, can only choose whether to follow what it is being broadcast on television or not.It was contacted that the official accounts are restricted to participation of moderators and in Brazil the public does not use the term binge-watching, but marathon, watching the series mainly on launch day, when in file, and not having a strong attachment to the simulations. To support this research were used authors as Jenkins (2009), Kinder, (1991), Cannito (2010), Bauman (2008/2009/2013), Anderson (2006), Jenkins, Green and Ford (2014), Lipovetsky and Serroy (2012), Johnson (2012), Shirky (2011), Scolari (2014), Mattos (2013), Negroponte (1995), Eco (1986), Foucault (2002), Wolton (1996) and McLuhan (1979).. The methodology used was the Depth Hermeneutics as Thompson's vision (1995), using as technique of structuring data collection Bardin's Content Analysis (2011) and the analysis of data Computer Discourse Mediated Analysis (CDMA ) Herring (2004).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTELEVISÃOpt_BR
dc.subjectTWITTERpt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO DO CONSUMIDORpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleBinge-watching como um novo modo de assistir televisão: uma análise comparativa entre o fenômeno em arquivo e em fluxopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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