Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://hdl.handle.net/10923/10841
Tipo: | masterThesis |
Título: | Por que Barbosa?: o papel das tecnologias do imaginário sobre o vilão da Copa de 1950 no Jornal dos Sports |
Autor(es): | Rizzatti, Lucas Osório |
Orientador: | Tonin, Juliana |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Fecha de Publicación: | 2017 |
Palabras clave: | JORNALISMO ESPORTIVO IMAGINÁRIO COPA DO MUNDO (FUTEBOL) SOCIOLOGIA COMUNICAÇÃO |
Resumen: | Este trabalho procura uma reflexão do papel das tecnologias do imaginário sobre a figura do vilão da Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil. Tomamos como ponto de partida que o goleiro Barbosa centraliza o imaginário do vilão e, a partir daí, busca-se compreender como se chegou a tal cenário e o quanto as tecnologias disponíveis agiram nesse sentido tendo como foco de pesquisa as edições do Jornal dos Sports de 1950, desde que o Brasil perdera para o Uruguai por 2 a 1 na partida decisiva. O trabalho se apoia nas noções de sociologia compreensiva e tecnologias do imaginário, além de aspectos voltados ao jornalismo esportivo, sobretudo brasileiro. This research seeks understanding the role played by the imaginary technologies over the figure of the 1950 World Cup major villain. The starting point is the goalkeeper Barbosa who centralizes the imaginary of the villain. The analysis developed presents how such technologies acted in order to establish this scenario, focusing on the published editions of "Jornal dos Sports" since the decisive match involving Brazil and Uruguay. The study is based on the intepretative sociology and the imaginary technologies, including aspects towards the sports journalism, mainly the brazilian one. |
URI: | http://hdl.handle.net/10923/10841 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação e Tese
|
Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.