Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/10874
Tipo: doctoralThesis
Título: (Re)configurações do agir modelagem na formação continuada de professores de matemática da educação básica
Autor(es): Bonotto, Danusa de Lara
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: EDUCAÇÃO CONTINUADA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MATEMÁTICA - ENSINO
EDUCAÇÃO
Resumo: A presente pesquisa trata da Modelagem Matemática na Educação Matemática e da Formação Continuada de professores. Está vinculada à linha de pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Tem como objetivo compreender como o agir modelagem – trabalho do professor de Matemática com Modelagem, é (re)configurado nos textos produzidos pelo professor de Matemática durante as vivências e experiências com Modelagem Matemática e Modelagem na Educação. Para tal, fez-se uso do aporte teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), construído por Jean Paul Bronckart e colaboradores, os quais consideram a linguagem produto social e constitutiva do desenvolvimento psíquico humano. A abordagem metodológica é qualitativa, do tipo estudo de caso. A constituição dos dados deu-se por meio da produção escrita de diários dos encontros de formação, diários de planejamento e diários de implementação de tarefas de Modelagem com estudantes da Educação Básica. A análise dos dados empíricos realizou-se considerando os procedimentos de análise do ISD: a análise do contexto de produção e dos níveis de análise textual – organizacional, enunciativo e semântico. O nível organizacional permitiu a identificação do conteúdo temático dos diários, dos actantes postos em cena nos textos e dos tipos de discurso predominantes, os quais evidenciaram a relação de implicação da professora, participante desta pesquisa, com o agir modelagem.O nível enunciativo auxiliou a identificação e compreensão das avaliações da professora acerca do conteúdo temático e o nível semântico permitiu a identificação das figuras interpretativas do agir. Os resultados assinalam que as (re)configurações do agir modelagem estão marcadas nos conflitos estabelecidos na relação da professora com: 1) o trabalho prescrito; 2) o real da atividade; 3) os alunos; 4) o processo de escrita; 5) o seu agir e o agir modelagem; e 6) aspectos inerentes ao processo de Modelagem Matemática e Modelagem na Educação. Cumpre destacar que a professora constrói gradativamente a possibilidade de tornar a Modelagem na Educação um instrumento do seu trabalho e, junto a isso, também é (re)construída a sua agentividade e de seus alunos durante o agir modelagem, a qual efetivou-se na implementação da tarefa de Modelagem na Educação com os estudantes.
The present research deals with the mathematical modeling in mathematical education and Continuing education of teachers. It is linked to the line of research, teaching and Teacher Education in Science and Mathematics from the Graduate program in Science and Math Education at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul – PUCRS. This research aims to understand how the Act modeling - work of professor of Mathematics with modeling, is (re)configured in the texts produced by professor of Mathematics during the experiences with mathematical modeling and modeling in education. To do this, the methodological-theoretical and analytical contribution of Interactionism Sociodiscursive (ISD) is used, built by Jean Paul Bronckart and collaborators, which consider the social product and language of human psychic development. The methodological approach is qualitative case study type. The Composition of the given data was obtained by means of written work of daily training meetings, diaries of planning and implementation of modeling tasks with students of basic education. The analysis of empirical data was carried out considering the ISD's review procedures: the production context and analysis of the levels of textual analysis-organizational, example and semantic. The organizational level has enabled the identification of the thematic content of the diaries, the actant put in scene in the texts and the predominant discourse types, which showed the relationship of teacher involvement, participant of this research, with the Act Modeling.The enunciatively level assisted the identification and understanding of the teacher's assessments about the thematic content and the semantic level allowed the identification of interpretative figures of the Act. The results indicate that the modeling (re)configurations are marked in the conflicts established in teacher's relationship with: 1) the prescribed work; 2) real of the activity; 3) students; 4) the writing process; 5) your act and the Act modeling; 6) and aspects inherent to the process of mathematical modeling and modeling in education. The following should be noted that the teacher builds gradually the possibility of making education a modeling tool of your work and, with this, it is also (re) built to your agentivity and your students during the Act Modeling, which was accomplished in implementing the task of Modeling in education with students.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10874
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