Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/10915
Tipo: masterThesis
Título: Estudo das contribuições do Pibid para a formação de professores de química no Brasil: análise de produções acadêmicas no período de 2010-2015
Autor(es): Souza, Camila Carvalho de
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: PROGRAMA DE GOVERNO - BRASIL
QUÍMICA - ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Esta pesquisa, de natureza documental, aborda as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid para a formação inicial de Professores de Química. Na forma de metanálise qualitativa, foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) 27 produções relacionadas aos impactos do Pibid, entre teses, dissertações, artigos em periódicos e trabalhos completos em anais de eventos na área de Ensino de Química, publicados no período 2010-2015, abrangendo as cinco regiões do território nacional. Os trabalhos foram selecionados previamente de acordo com seu conteúdo, visando responder à questão de pesquisa desta investigação: Quais as contribuições do Pibid para a formação inicial de professores de Química no Brasil, presentes em produções acadêmicas no período 2010-2015? Os resultados alcançados, pela análise realizada, mostram contribuições efetivas do Pibid para formação inicial docente de Química, mas, também, referem impactos na formação continuada dos professores supervisores e coordenadores. Ainda, as contribuições das ações no âmbito do Pibid contemplaram as Instituições de Ensino Superior por meio de seus cursos de licenciatura em Química e as escolas parceiras e seus agentes. Foi possível identificar também situações problemas a serem superados.Considerando todas essas contribuições, ficou evidente que o Pibid alcança os objetivos previstos nos documentos legais, e suas ações são efetivas para melhorar: a formação inicial docente em Química; a organização curricular dos cursos de licenciatura de Química; as práticas docentes de professores supervisores; o ensino de Química nas escolas públicas parceiras; a valorização da profissão docente. O Pibid motiva licenciandos a seguirem a carreira docente na Educação Básica pública, ultrapassando os problemas presente nessa profissão. Por outro lado, o Pibid, como política pública, não pode ser visto como solução para os problemas complexos da formação de professores no contexto educacional brasileiro, pois não atende a todos os sujeitos desse sistema.
This research, of documentary nature, addresses the contributions of the Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching - Pibid for the initial training of Teachers of Chemistry. In the form of a qualitative meta-analysis, 27 productions related to the impacts of Pibid were treated through Discursive Textual Analysis (ATD), between theses, dissertations, articles in periodicals and complete works in annals of events in the area of Chemistry Teaching, published in the period 2010-2015, encompassing the five regions of the national territory. The papers were previously selected according to their content, aiming to answer the research question of this investigation: What are the contributions of Pibid to the initial training of chemistry teachers in Brazil, present in academic productions in the period 2010-2015? The results obtained, by the analysis carried out, show actual contributions of the Pibid to initial teacher training in Chemistry, but also, they indicate impacts on the continuous training of supervisors and coordinators. Also, the contributions of the actions within the scope of the Pibid contemplated the Institutions of Higher Education through its courses of degree in Chemistry and the partner schools and their agents.It was possible to identify, also, situations problems to be overcome. Considering all these contributions, it was evident that the Pibid achieves the objectives set forth in the legal documents, and their actions are effective to improve: the initial teacher education in Chemistry; the curricular organization of Chemistry undergraduate courses; the teaching practices of supervising teachers; the teaching of Chemistry in partner public schools; the valuation of the teaching profession. The Pibid motivates graduates to follow the teaching career in Public Basic Education, overcoming the problems present in this profession. On the other hand, the Pibid, as a public policy, can not be seen as a solution to the complex problems of teacher training in the Brazilian educational context, because it does not meet all the subjects of this system.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10915
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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