Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/10972
Tipo: masterThesis
Título: Entre colonos e colonizados: identidade cingida em Caderno de memórias coloniais
Autor(es): Vieira, Luciana Guirland
Orientador: Angelini, Paulo Ricardo Kralik
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: ROMANCES PORTUGUESES - HISTÓRIA E CRÍTICA
TEORIA LITERÁRIA
LITERATURA PORTUGUESA - HISTÓRIA E CRÍTICA
Resumen: Esta pesquisa parte do romance português Caderno de memórias coloniais (2009), de Isabela Figueiredo, para refletir, primeiramente, sobre a dificuldade de elaboração de uma identidade no contexto colonial africano no final do império português, às vésperas da independência das colônias, na década de 1970. A partir dessa discussão, busco também questionar a possibilidade de formação de uma identidade individual una e coerente no mundo pós-moderno e globalizado. Como suporte teórico, utilizo os conceitos de Margarida Calafate Ribeiro (2004) e Paulina Chiziane (2015) sobre o olhar europeu em direção à África e seu povo. Faço uso também de Montserrat Guibernau (1997), Anthony Smith (1997) e Ernest Renan ([2016]), com seu pensamento sobre identidade nacional. Ainda, na busca por uma resposta aos meus questionamentos, estão presentes Stuart Hall (2015), com seus conceitos sobre a identidade na era pósmoderna, além de Homi Bhabha (2014) e Edward Said (2011) sobre colonialismo e póscolonialismo. Inicio esta discussão, no primeiro capítulo, analisando a intensa e complexa relação da narradora, na infância, com seu pai, um típico colono português, figura dotada de extremo racismo e machismo, opondo-se ideologicamente à filha, que possui uma orientação ideológica pós-colonial. Nesta análise, que serve de base para a pesquisa, utilizo conceitos de Guibernau, Smith e Renan sobre raça e racismo, além de Angela Davis (2017) e Paulina Chiziane sobre questões de gênero associadas ao colonialismo e à escravidão. No terceiro capítulo amplio a discussão para os retornados, debatendo sobre a dificuldade da formação de uma identidade e integração social à sociedade portuguesa. Utilizo como fonte de pesquisa entrevistas e artigos publicados em periódicos.
This research starts with the analisys of the portuguese novel Caderno de memórias coloniais (2009), by Isabela Figeuiredo, to consider, at first, about the dificulty of the elaboration of an identity in the context of the african colonies in the end of the portuguese empire, just before the independence of those colonies in the 1970s. From that discussion, I also intend to question the possibility of the formation of an individual identity in the post-modern and globalized world. As theorical support, I use the concepts of Margarida Calafate Ribeiro (2004) and Paulina Chiziane (2015) about the way europeans think of Africa and its people. I also use Montserrat Guibernau (1997), Anthony Smith (1997) and Ernest Renan ([2016] ideas about national identity. Also, in the search of an answer to my questions, there is Stuat Hall (2015), with his concepts about the identity in the post-modern era, and also Homi Bhabha (2014) and Edward Said (2011) with their concepts about colonialismo and post-colonialism. I start this discussion, in the first chapter, analysing the intense and complex relationship of the narrator with her father, in her childhood. He is a typical portuguese colonizer, extremely racist and sexist, in opposition to his daughter, who has a post-colonial thought. In this analysis, wich is the base of the research, I use the ideas of Guibernau, Smith and Renan abou trace and racism, and also the thought of Angela Davis (2017) and Chiziane about gender questions in association with colonialism and slavery. In the third chapter I extend the discussion to the retornados, discussing about the difficulty of the formation of their identity and social integration with the portuguese society. As source of my research I use interviews and articles published in newspapers.
URI: http://hdl.handle.net/10923/10972
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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