Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1103
Tipo: masterThesis
Título: Orientação para mercado e inovação em empresas de tecnologia de informação
Autor(es): Pereira, Daniel Steinbruch
Orientador: Slongo, Luiz Antonio
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
MERCADO - ADMINISTRAÇÃO
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Resumo: Esta dissertação apresenta a relação entre Orientação para Mercado e Inovação no segmento de Tecnologia da Informação em empresas do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, são descritos os conceitos de Orientação para Mercado e Inovação. A relação que caracteriza o tema deste estudo: Orientação para Mercado e seu impacto em Inovação é descrita e fundamentada. Através de uma pesquisa descritiva com 179 empresas participantes do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (SEPRORGS) foi possível identificar a prática e a importância de Orientação para Mercado e Inovação para este segmento, além de analisar o impacto da Orientação para Mercado em Inovação para estas empresas. Os resultados encontrados reforçam as pesquisas anteriores acerca desta relação confirmando, portanto, a vertente teórica que indica Orientação para Mercado como condutor da prática de Inovação. Destaca-se, entre as conclusões, que neste segmento existe atenção e reconhecimento de que atividades ligadas a Orientação para Mercado auxiliam na pratica de Inovação. Ainda assim, a prática de pesquisa de mercado, que é uma atividade ligada a ‘Geração de Inteligência’, poderia receber mais atenção por parte destas empresas de modo a reforçar a capacidade das mesmas na prática de Inovação.
This thesis presents the relationship between Market Orientation and Innovation in the Information Technology market segment in Rio Grande do Sul. A theoretical foundation sustains the study, describing Market Orientation and Innovation. The impact of Market Orientation on Innovation, which characterizes this study, is theoretically described. Through a descriptive research with 179 organizations from the Information Technology Organizations Union (SEPRORGS) it is possible to identify the importance of Market Orientation and Innovation to this market. Results confirm that for this group of organizations, Market Orientation leads to Innovation, as provided by the theoretical foundation. In this market, organizations recognize that practices of market orientation helps practices of innovation, although market research, an important activity of ‘Intelligence Generation’ could gain more attention as a reinforcement for innovation.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1103
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000389450-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo376,71 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.