Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11069
Tipo: doctoralThesis
Título: Funções executivas: curvas de desenvolvimento, construção e efeito do CENA – Programa de Capacitação de Educadores em Neuropsicologia da Aprendizagem
Autor(es): Pureza, Janice da Rosa
Orientador: Fonseca, Rochele Paz
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: NEUROPSICOLOGIA
APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
EDUCADORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Resumo: No atual contexto da neuropsicologia, as funções executivas (FE) vem sendo cada vez mais investigadas com o intuito de melhor compreender como se desenvolvem os processos executivos na infância. As FE possuem um importante papel nos processos escolares iniciais, sendo consideradas fundamentais para a aprendizagem e bom desempenho acadêmico. Em consequência, programas de intervenção vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de estimular as habilidades executivas no contexto educacional. No entanto, ainda são escassos os estudos que tenham por meta a psicoeducação e a capacitação efetiva de professores para estimulação das FE em âmbito escolar. A presente tese teve como objetivo caracterizar subcomponentes de FE no que tange ao seu desenvolvimento em crianças de 6 a 12 anos, assim como construir e verificar efeitos de um programa de intervenção neuropsicológica precoce-preventiva de capacitação de educadores para estimulação das FE em crianças do 2° e 3° ano do Ensino Fundamental (EF). No primeiro estudo, buscou-se investigar quais fatores e componentes cognitivos, executivos e lingüísticos estão subjacentes aos escores de desempenho em tarefas executivas e verificar como crianças de 6 a 12 anos desenvolvem estes componentes executivos. A amostra final foi composta por 109 crianças com idade média de 10,32 (DP=1,79) que foram avaliadas em tarefas de fluência verbal, teste Hayling-Inf, tarefa de discurso narrativo oral (DNO) e teste de cancelamento dos Sinos.Os resultados identificaram um modelo de três fatores, caracterizado por: (1) Fator 1: componente executivo verbal (linguagem, memória de trabalho no processamento discursivo, iniciação verbal e planejamento); (2) Fator 2: flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento e (3) Fator 3: controle inibitório. Observou-se que a idade pareceu influenciar no desenvolvimento do fator executivo verbal e não influenciou no fator flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento, sugerindo uma evolução mais gradativa deste último fator. Observou-se um incremento no controle inibitório nas crianças menores quando comparadas com as crianças de mais idade, Considera-se a importância destes resultados para subsidiar a elaboração de medidas de intervenção para estimulação das FE na infância em âmbito clínico e escolar. O Estudo 2 apresentou o processo de desenvolvimento e evidência de validade de conteúdo do CENA – Programa de intervenção neuropsicológica precoce-preventiva para capacitação de educadores com ênfase em FE e atenção. O desenvolvimento 7 do programa envolveu três etapas distintas: pesquisa a pressupostos teóricos (neuropsicologia e educação); construção do programa e brainstorming entre autores e análise de juízes. O CENA mostrou adequação em relação aos seus objetivos, estrutura, linguagem e método, apresentando evidência de validade de conteúdo. O Estudo 3 teve como objetivo verificar o efeito do CENA em crianças do 2° e 3° ano do EF. A amostra final foi composta 19 professores (GE=10 e GC=9) e 64 crianças (GE=32 e GC=32), que foram avaliadas antes e após o término do programa. Na análise pós intervenção, verificou-se um incremento no desempenho em tarefa que envolve habilidades aritméticas favorecendo as crianças do grupo experimental, indicando um efeito de transferência para uma situação de contexto escolar. Em algumas medidas de FE, foi observado um melhor desempenho das crianças do grupo controle. Após a intervenção, foi constatada uma maior apropriação das professoras do grupo experimental sobre os temas trabalhados no programa. Verificou-se que as professoras do grupo experimental demonstraram maior observação sobre o funcionamento executivo e comportamental das crianças, em especial, no que se referiu aos construtos trabalhados na intervenção (planejamento, controle inibitório e memória de trabalho). Observa-se que os resultados dos três estudos, de forma integrada, contribuem para o avanço do conhecimento científico na interface da neuropsicologia e educação, propiciando um maior conhecimento acerca do desenvolvimento dos subcomponentes de FE na infância, bem como, em relação ao desenvolvimento de um programa de intervenção precoce-preventiva inovador, caracterizado por um processo de construção e validação rigoroso, e com alguns resultados sugestivos de efetividade. Sugere-se, para futuros estudos, a análise de curvas de desenvolvimento de componentes executivos com amostras maiores e com associação de tarefas verbais e visuoespaciais. Recomenda-se, ainda, a adaptação e implementação do CENA para os demais anos escolares, em especial, de escolas públicas,com maior período de tempo e métodos mais sistematizados para sua execução e avaliação, oportunizando uma contribuição efetiva da neuropsicologia para a área da educação.
In the context of neuropsychology, the study of executive functions (EF) has been gaining space, especially when it comes to understanding how executive processes develop during childhood. The EF play an important role in initial school processes and are an underlying aspect of learning and achieving good academic performance. Consequently, intervention programs have been developed to stimulate executive skills in the school setting. However, few studies focus on psychoeducation and effective training for teachers to stimulate the EF in school. The objectives of this thesis were to identify EF subcomponents and their development in children from 6 to 12 years of age, and to create and analyze the effects of an early and preventive neuropsychological intervention program. The program focused on training educators to stimulate the EF in 2nd and 3rd grade children. The first study explored which factors, as well as which cognitive, executive, and linguistic components are subjacent to performance scores in executive tasks. It also analyzed how children with ages from 6 to 12 years old develop such executive components. The final sample has 109 children with average age of 10.32 years old (SD=1.79) who were assessed through the following EF tasks: verbal fluency, Hayling Sentence Completion Test for children (HSCT-C), narrative discourse (ND), and Bells cancellation test. The results identified a model with three factors: (1) Factor 1: verbal executive component (language, working memory in the discursive process, verbal initiation, and planning); (2) Factor 2: cognitive flexibility and processing speed; and (3) Factor 3: inhibitory control. Age seemed to influence the development of the verbal executive factor, but not the development of cognitive flexibility, suggesting a gradual evolution for the latter. There was an increment in inhibitory control among younger children in comparison to older ones. These results are important to support the elaboration of effective intervention measures that stimulate the EF during childhood, both in clinical and in school settings. The second study presented the development process and content validity evidences of the CENA – early and preventive neuropsychological intervention training program for educators focused on EF and attention. The development of this program involved three different stages: research and theoretical assumptions (neuropsychology and education), construction of the program and brainstorming sessions with the authors, and expert referee analysis. The CENA was suitable with respect to its objectives, structure, language, and method, presenting evidences of content validity. The third 10 study examined the effect of the CENA on 2nd and 3rd grade children. The final sample had 19 teachers (EG=10 and CG=9) and 64 children (EG=32 and CG=32) who were assessed before and after the completion of the program. In the post-intervention analysis, there was an increase in performance of tasks involving arithmetic skills favoring children in the experimental group, indicating a transfer effect to the school setting. Some EF tasks were better performed by children in the control group. After the intervention, teachers in the experimental group showed greater appropriation of the contents addressed by the program. They also presented an improved ability to observe the executive and behavioral functioning of the children, especially with respect to concepts worked during the intervention (planning, inhibitory control, and working memory). The results of the three studies, in an integrated way, contribute to the advancement of scientific knowledge at the interface of neuropsychology and education. They provide insight about both the development of EF subcomponents during childhood and the elaboration of an innovative early and preventive intervention program. Such program went through a rigorous validation and construction process and yielded results that suggest effectiveness. For future studies, the authors suggest the analysis of development curves of executive components with larger samples, and with association of verbal and visuospatial tasks. It is also recommended that the CENA be adapted to other school grades, especially in public schools. The CENA should benefit from a longer period and more systematic methods for execution and evaluation, providing an effective contribution of neuropsychology to education.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11069
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