Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1108
Tipo: masterThesis
Título: O agente de carga: os atributos considerados na sua contratação
Autor(es): Bassani, Rafael Vescovi
Orientador: Burlamaqui, Paulo Fernando
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMÉRCIO EXTERIOR - NEGOCIAÇÕES
LOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)
COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
AVALIAÇÃO PROFISSIONAL (ADMINISTRAÇÃO)
Resumo: Num mercado altamente globalizado, o comércio internacional é reconhecido como uma alternativa para o êxito e a sobrevivência das organizações. Para a realização do serviço logístico internacional, surgiu o agente de carga. Seu objetivo é o de atender às organizações que exportam ou importam produtos, cuidando de todos os detalhes existentes no processo logístico. Desta forma, conhecer as necessidades das organizações é fator primordial para o agente de carga. Na primeira etapa, de caráter qualitativa, foram identificados atributos considerados e as vantagens quando da contratação de um agente de carga. Numa segunda etapa, de caráter quantitativa, foram entrevistados 150 (cento e cinqüenta) profissionais. O objetivo dessas entrevistas foi o de quantificar a importância dos 12 (doze) atributos identificados na primeira etapa. Os atributos “preço”, “qualidade no serviço”, “confiabilidade” e “agilidade” apresentaram os maiores graus de importância. Como vantagens na utilização do agente de carga, foram identificados os preços praticados, o canal de comunicação, o foco direcionado, a centralização, o conhecimento técnico, o atendimento, o contato único e a segurança. Com a identificação dos atributos relacionados pelos entrevistados, a mensuração e a ordenação dos atributos importantes e, por fim, com a identificação das vantagens na contratação do agente de carga a pesquisa se propõe a auxiliar o agente de carga nas suas tomadas de decisões operacionais.
In a highly globalized market, international commerce is considered an alternative for the success and survival of organizations and to carry out international logistics work cargo agents have become part of the scene. Their goal is to assist organizations that import or export products being in charge of the logistics details involved in the process. Thus, to be aware of the needs of organizations is of paramount importance to the cargo agent. In the first phase, a qualitative research was carried out in order to identify the skills that were taken into account when cargo agents were hired. In a second phase, a quantitative research was carried out and one hundred and fifty more professionals were interviewed. The objective was to measure the importance of the 12 attributes identified in the first phase. Attributes such as “price", “quality of service”, “reliability” and “briskness” ranked high in importance. Advantages of hiring cargo agents were identified such as competitive prices, communication channel, focus, centralization, technical expertise, customer service, contact and security. Identifying the skills shown by interviewees, measuring up and ranking these determining skills and, finally, identifying the advantages and disadvantages of hiring cargo agents, this study aims to help cargo agents in their operational decisions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1108
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000384850-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo534,51 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.