Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/11084
Tipo: masterThesis
Título: “A mentira do ângulo mais verdadeiro”: a crise da intelectualidade artística brasileira representada no filme Brasil ano 2000 (1968), de Walter Lima Júnior
Autor(es): Mello, Raphael Martins de
Orientador: Monteiro, Charles
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Fecha de Publicación: 2017
Palabras clave: HISTÓRIA E CINEMA
INTELECTUAIS - BRASIL
BRASIL - HISTÓRIA
Resumen: O objetivo deste trabalho é analisar a representação do intelectual brasileiro contida no longa Brasil ano 2000 (1968), de Walter Lima Júnior. Ligado, sobretudo, às produções O desafio (Paulo César Saraceni, 1965) e Terra em transe (Glauber Rocha, 1967), Brasil ano 2000 (1968) foi a resposta elaborada por Walter Lima Júnior para denunciar o golpe de abril de 1964 e a mudança política que dele decorreu – um contexto que serviu de élan para todo um processo de elaboração artística, sobre esse episódio simbólico e complexo. De fato, Brasil ano 2000 (1968) se posicionou contra o regime, mas também contra as formas mais convencionais de ativismo político da época, então ligadas ao nacional-popular. Entre os questionamentos, a auto-representação feita por seus interlocutores – os intelectuais de matriz nacionalista – frente aos rumos da história, e dos papeis que deveriam ocupar durante o processo.
The objective is this work is to analyze the Brazilian intellectual representation in the movie Brasil ano 2000 (1968), by Walter Lima Júnior. Connected mainly to the works O desafio (Paulo César, 1965) and Terra em transe (Glauber Rocha, 1967), Brasil ano 2000 (1968) was the answer elaborated by Walter Lima Júnior to denounce April 1964s cue and the political change that came from it – a context that worked as élan to a whole process of artistic elaboration about this symbolic and complex episode. As a matter of fact, Brasil another 2000 took a stand not only against the regime, but also against all more conventional forms of the time's political activism, connect, then, to the national-popular movement. Among the questions, the self-representation made by it’s interlocutors – the intellectuals of a nationalist matrix – facing History's path and the roles they should occupy during the process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11084
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000487913-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,72 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.