Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11095
Tipo: masterThesis
Título: Evidências de validade e fidedignidade da Escala Clínica do Desenho da Figura Humana (EC DFH)
Autor(es): Feil, Cristiane Friedrich
Orientador: Arteche, Adriane Xavier
Bandeira, Denise Ruschel
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: TESTES PSICOLÓGICOS
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
PSICOLOGIA
Resumo: O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma técnica de avaliação muito questionada quanto a sua validade pela falta de estudos empíricos, no entanto, encontra-se entre as mais utilizadas e estudadas por Psicólogos e Estudantes de Psicologia. Buscando contribuir com as pesquisas sobre esse instrumento e a sua utilidade perante a avaliação psicológica de crianças, foram realizados dois estudos. O primeiro com o objetivo de buscar Evidências de Validade e Fidedignidade da Escala Clínica do Desenho da Figura Humana (EC DFH), avaliou 423 crianças de 6 a 12 anos e comparou os dados do DFH com o desempenho no CBCL/6-18. Os resultados indicam que a EC DFH não foi sensível para identificar problemas totais do comportamento, problemas internalizantes e diferenciar o grupo de psicoterapia e sem psicoterapia. O segundo estudo, teve como objetivo identificar os indicadores do DFH de acordo com a sintomatologia específica apresentada pela criança. Foram analisados desenhos de 273 crianças de 6 a 12 anos e comparados os resultados na EC DFH com os sintomas identificados nos questionários de avaliação do comportamento (CBCL/6-18 e o SDQ). Os resultados apontaram que a EC DFH demonstrou adequada capacidade de diferenciar problemas de hiperatividade nas meninas de 6 a 8 anos, problemas de comportamento, problemas sociais e de hiperatividade nos meninos de 6 a 8 anos. No entanto, no grupo de 9 a 12 anos tanto nas meninas como nos meninos não foi sensível para discriminar nenhuma sintomatologia. Além disso, não foi possível encontrar um padrão em relação aos itens pontuados de acordo com os sintomas das crianças.
Draw-a-Person Test (DAP) is an evaluation technique that is very questioned as to its validity due to the lack of empirical studies. However, it is among the most used and studied by Psychologists and Psychology Students. In order to contribute to research on this instrument and its usefulness in the psychological evaluation of children, two studies were conducted. The first one, with the objective of searching for Validity and Reliability Evidence of the Clinical Scale of the Draw-a-Person Test (CS DAP), evaluated 423 children from 6 to 12 years old and compared the DAP data with the performance in the CBCL / 6-18. The results shows that CS DAP wasn’t sensitive to identify total problems of behavior, internalizing problems and to differentiate psychotherapy group from the without psychotherapy group. The second study has as its objective identify the DPT indicators according to the specific symptomatology presented by the child. 273 draws from children aged 6 to 12 years were analyzed and the results were compared in CS DPT with the symptoms identified in the behavior assessment questionnaires (CBCL / 6-18 and SDQ). The results support that CS DAP showed adequate ability to differentiate hyperactivity problems in girls aged 6 to 8 years, behavioral problems, social problems and hyperactivity in boys aged 6 to 8 years. In spite of that, the group of 9 to 12 years wasn’t sensitive to discriminate any symptomatology in neither of the genres. Beyond this, it wasn’t possible to find a pattern related to items punctuated according to children's symptoms.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11095
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_CRISTIANE_FRIEDRICH_FEIL_COMPLETO.pdfTexto completo1,72 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.