Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11099
Tipo: doctoralThesis
Título: Dentro: rastros da criação literária
Autor(es): Voss, Nadja da Silva
Orientador: Passos, Marie-Hélène Paret
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: CRÍTICA GENÉTICA
ESCRITA CRIATIVA
LITERATURA
Resumo: Este ensaio, segundo volume da tese, traz a análise dos documentos de processo da novela Dentro, de autoria própria. Uma novela híbrida entre literatura e artes visuais, inscrita na Libertura, movimento polonês onde a integralidade do livro é fundamental. Não é mais papel do autor apenas o texto literário, mas sim todas as questões acerca do objeto livro. Na Liberatura, imagens, tipografia, capa, formas de encadernação, etc., possuem tanta significação autoral quanto o linguístico e, por tal, devem ficar a encargo do autor. Este ensaio traz ainda o mapeamento da Imagem Primordial – conceito que venho teorizando desde 2012 –, uma engrenagem fractal e rizomática, denominadora da criação, no seio dessa obra híbrida. Assim, é analisado aqui o processo de criação de uma obra híbrida, liberática, que leva ao extremo o conceito de Liberatura, abarcando absolutamente todo o processo sob uma única pessoa. E, como essa Imagem Primordial conduz a criação, principalmente uma criação liberática que, por tal, não finda com o linguístico, mas se estende e descortina em cada gesto.
This essay, which is the second volume of the thesis, deals with the analysis of the documents of process of the novel Dentro, by my authorship. It is a hybrid novel between literature and visual arts, inscribed in Liberature, a Polish movement where the wholeness of the book is fundamental. No longer is the author's role only the literary text, but all of the questions relating to the object book. In Liberature, images, typography, cover, bookbinding, etc., have as much authorial meaning as the linguistic and, for such, they should be taken care of by the author. This essay also includes the mapping of the Primordial Image – a concept that I have being theorizing since 2012 –, a fractal and rhizomatic gear, that is denominator of creation, within this hybrid work. Thus, the process of creating a hybrid, liberatic work that leads to the extreme of Liberature’s concept, encompassing the whole process under a singe person is analyzed. As so how this Primordial Image drives the creation, mainly in a liberatic creation which, as such, does not end with the linguistic, but extendsand unfolds in each gesture.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11099
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