Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11232
Tipo: masterThesis
Título: Los continentes del adentro
Autor(es): Morán Atencio, María Elena
Orientador: Brasil, Luiz Antonio de Assis
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: ESCRITA CRIATIVA
CRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA
LITERATURA
Resumo: Este proyecto de disertación está constituido por dos volúmenes: la novela Los Continentes del Adentro y un ensayo crítico sobre el desarrollo de la misma. Entendiendo el proceso creativo como un viaje que no respeta cronologías y cuyos descubrimientos llegan al autor en forma de constelación, el ensayo intenta rehacer el recorrido de la escritura de la novela, que trata sobre locura como fuga y el carácter ficcional del delirio. En una reconstrucción genético-afectiva del proceso creativo, reflexiono sobre los desafíos que enfrenté durante la construcción de los personajes y de sus jornadas en búsqueda de redención, así como también en el diseño del espacio y en las decisiones sobre las voces narrativas y la estructura de la historia. A partir de los materiales dispersos producidos antes y durante la escritura, abordo aspectos como los movimientos internos de creación, las herramientas y las fases del proceso. El ensayo se propone, también, ofrecer una aproximación íntima al mundo referencial teórico, práctico y emotivo que sirvió de sustrato para el desarrollo del proyecto.
Este projeto de dissertação, pertencente à área de concentração de Escrita Criativa, é constituído por dois volumes; o romance Los Continentes del Adentro e um ensaio crítico sobre o desenvolvimento do mesmo. Entendendo o processo criativo como uma viagem que não respeita cronologias e cujas descobertas chegam ao autor em forma de constelação, o ensaio tenta refazer o percurso de escrita do romance, que trata sobre a loucura como fuga e o caráter ficcional do delírio. Numa reconstrução genético-afetiva do processo criativo, reflito sobre os desafios que enfrentei durante a construção das personagens e de suas jornadas em busca da redenção, assim como também no desenho do espaço e nas decisões sobre as vozes narrativas e a estrutura da história. A partir dos materiais dispersos produzidos antes e durante a escrita, abordo aspectos como os movimentos internos de criação, as ferramentas e as fases do processo. O ensaio se propõe, também, oferecer uma aproximação íntima ao mundo referencial teórico, prático e emotivo que serviu de substrato para a desenvolvimento do projeto.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11232
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_MARIA_ELENA_MORAN_ATENCIO_COMPLETO.pdfTexto completo4,01 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.