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dc.contributor.advisorPerin, Marcelo Gattermannen_US
dc.contributor.authorQueiroz, Wellington Tavares Yamamotoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:40Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:40Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1131-
dc.description.abstractThe reasons behind the relationships among market orientation, learning orientation, innovation and organizational performance have been investigated for a long time. Many important studies were made in order to determine some linking possibilities between the referred constructs which have indicated the need to carry empirical studies on for some more evidences acquiring. Based on Baker and Sinkula?s works and also Perin, Sampaio and Hooley?s, regarding the Brazilian perspective, on organizational innovation and its impact on organizational performance aiming at sustainable competitive advantage development, this case study, as an exploratory research, was made in one of the most innovative companies in the world regarding the electronics industry. Its results have supported most of the previous researches in some aspects and have generated additional questions on organizational innovation phenomenon. The organizational abilities and capacities development, based on organizational learning principles, focusing the market intelligence generation, in order to ultimately generate new products, services or solutions which should contribute to long term success, put on the spot the learning orientation as a fundamental mediating cultural aspect which allows us to add the adjective „sustainable? linked to the competitive advantage. Some important organizational aspects, such as the direct impact of organizational leaders (medium and higher levels) on innovation capacity and organizational learning have not been objectively explored and do need additional attention.en_US
dc.description.abstractOs motivos ou razões das relações entre orientação ao mercado, orientação à aprendizagem, inovação e performance organizacional têm sido objeto de investigação há muito tempo. Diversos estudos foram realizados identificando ligações entre os construtos citados e recomendaram a realização de estudos empíricos para que se obtivessem mais dados comprobatórios destes motivos. Assim, a partir dos trabalhos de Baker e Sinkula e, no contexto brasileiro, por Perin, Sampaio e Hooley sobre a inovação empresarial e seu impacto sobre a performance organizacional na busca pela vantagem competitiva sustentável, como estudo de caso que visa o aprofundamento do tema, uma pesquisa de caráter exploratório, foi realizada na unidade brasileira de uma das organizações reconhecidas como as mais inovadoras do mercado eletroeletrônico mundial. Os resultados deste estudo de caso corroboraram com os achados das pesquisas anteriores referenciadas em diversos aspectos e geraram alguns questionamentos adicionais para que se busque um maior entendimento deste fenômeno da inovação organizacional. O desenvolvimento de capacidades e habilidades organizacionais baseados nos princípios da aprendizagem organizacional e com foco na geração de inteligência de mercado para se gerar novos produtos, serviços ou soluções que contribuam para garantir o sucesso no longo prazo coloca a orientação para a aprendizagem em destaque como intermediadora fundamental para que se adicione o adjetivo sustentável à desejada e muito comentada vantagem competitiva. Aspectos ainda pouco explorados de forma objetiva como o impacto direto dos líderes de alto e médio escalões sobre a capacidade de inovação e aprendizagem organizacional se destacaram e precisam de pesquisas adicionais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectMARKETINGpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectMERCADOpt_BR
dc.titleOs motivos das relações entre orientações ao mercado e à aprendizagem com a inovação e o sucesso de novos produtospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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