Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1132
Type: masterThesis
Title: Uma matriz de relacionamento do impacto do processo sucessório do primeiro mandatário na implantação das estratégias empresariais: dois estudos de caso do segmento de transportes
Author(s): Villarinho, Fernando
Advisor: Hansen, Peter Bent
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Issue Date: 2007
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EMPRESAS FAMILIARES - ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
TRANSPORTE - ADMINISTRAÇÃO
Abstract: O presente trabalho se concentra na análise da influência do processo sucessório do primeiro mandatário de uma empresa familiar na implantação das suas estratégias competitivas. Nesse contexto, é proposta uma matriz de relacionamento das influências do processo sucessório sobre a implantação das estratégias empresariais. Para tanto, é realizada uma revisão bibliográfica que abrange tópicos como a empresa familiar e aspectos da sucessão, fatores críticos da sucessão empresarial, sucessão e estratégias empresariais, logística e transporte de cargas rodoviárias no Brasil e no Rio Grande do Sul e técnicas de análise de relações de causa-e-efeito. Considerando o tema do trabalho e os seus objetivos, é empregada uma pesquisa de caráter exploratório quanto ao objeto e de caráter qualitativo em relação aos dados obtidos, através do método de estudo de caso em duas empresas de transporte rodoviário de carga do RS. O resultado da pesquisa foi o desenvolvimento da matriz de relacionamento com a devida mensuração de maior ou menor grau de influência. A aplicação da matriz desenvolvida nas empresas objeto de análise, permitiu identificar diferenças existentes entre a visão dos seus gestores e sócios das práticas empregadas, bem como possibilitou a compreensão das dificuldades enfrentadas pelas empresas na implantação das estratégias em função de aspectos relacionados ao processo sucessório.
The present work focuses on the analysis of successory process influence on the first chief executive of a family company on the implantation of its competitive strategies. In this context, a relationship graph of the successory process about the implantation of the company strategies is proposed. For that, a bibliographical review is made enclosing topics as the family business and succession aspects, critical factors of the succession process, succession in the family business and strategies, logistic and road cargo transport in Brazil, Rio Grande do Sul and techniques of analysis of cause-and-effect relations. Considering the work subjects and its objectives, an exploratory research is made for the qualitative character related to the obtained data, the case study method was used in road load transport companies at Rio Grande do Sul. The research result was the development of the relationship graph with the proper mensuration to a greater or lesser degree of influence. The graph application developed at the analyzed companies, allowed to identify existent differences between the vision of its managers and partners of the practices applied, it also made possible to understand the difficulties faced by the companies in the introduction of strategies based on aspects related to the sucessory process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1132
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000392131-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo735,38 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.