Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/1134
Tipo: masterThesis
Título: Modelo para identificação dos fatores críticos de sucesso na gestão de cadeias de suprimentos: os casos de uma indústria automobilística e de um varejo supermercadista
Autor(es): Roldan, Lucas Bonacina
Orientador: Hansen, Peter Bent
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - ESTUDO DE CASOS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
LOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
Resumo: A crescente competitividade está fazendo com que as organizações estejam em um processo de adaptação. Nesse contexto, empresas que de forma isolada possuem desvantagens e como possibilidades de enfrentamento a essas dificuldades ambientais surgem as cadeias de suprimentos. A cadeia faz com que empresas, por meio da cooperação, busquem auferir resultados que sozinhas as mesmas não conseguiriam ou teriam muita dificuldade de atingir, sendo formada por todas as organizações que interagem direta ou indiretamente desde o ponto de origem dos materiais até o ponto de consumo dos produtos finais. Devido à complexidade dessas cadeias, é fundamental entender a gestão das mesmas, e dentro da gestão das cadeias é relevante entender quais são os fatores críticos de sucesso para a gestão das mesmas. Assim, foi proposto um modelo para fatores críticos de sucesso em cadeias de suprimentos. Para testar o modelo proposto, foram utilizados dois casos diferenciados: uma cadeia de suprimentos da indústria automobilística e uma do varejo supermercadista. Devido às diferenças de escopo entre as mesmas, onde a indústria está focada na produção e na tecnologia e o varejo no marketing e na distribuição, acreditava-se que existiam diferenças na forma de gerir tais cadeias. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo propor um modelo para análise de fatores críticos de sucesso na gestão de cadeias de suprimentos aplicável a cadeias de diferentes características. A operacionalização do trabalho foi realizada por meio de pesquisa de natureza qualitativa, com estratégia de estudo de casos múltiplos e abordagem exploratória. A partir da literatura foram levantados fatores críticos de sucesso para a gestão das cadeias de suprimentos, sendo estes agrupados em forma de um constructo, com dimensões, categorias e fatores.Após a elaboração do modelo, foram estudados dois casos em cadeias de suprimentos distintas da região metropolitana de Porto Alegre, visando testar a aplicabilidade do mesmo. Os resultados encontrados confirmam o constructo, e mostram que a empresa-mãe da cadeia da indústria está focada em aspectos culturais, enquanto a empresa-mãe da cadeia do varejo estudada está focalizada em estruturar seu processo para reduzir custo e ter um resultado melhor. Já os fornecedores da indústria estão focalizados no desempenho, enquanto os do varejo dão maior importância a fatores da categoria cultural.
Increasing competitiveness is making organizations to develop a process of adjustment. In this context, isolated companies have disadvantages due to the lack of interactivity with their customers and suppliers. Supply chains arise as a possibility to face these environmental difficulties. The chain is the union of companies, which cooperatively try to obtain the results they would not manage to obtain or would hardly obtained individually, including all the organizations directly or indirectly interacting from the original raw material to the final product consumption. Due to the high complexity of such chains, understanding the critical success factors for their management is crucial. Two differentiated cases were used for this research – a supply chain within the automotive industry, and a supermarket retail chain. Because of the chains different scopes – the industry focusing the production on technology, and the retail on marketing and distribution, it was believed that there were differences in the way of managing such chains. The work was developed by means of a qualitative research, using a multiple-case strategy and an exploratory approach. Critical success factors for chain management were surveyed in the literature, being grouped as a construct including dimensions, categories and factors. A framework was then prepared, and two cases in different supply chains within the metropolitan region of Porto Alegre were accomplished for testing. Findings have validated the construct and shown the industrial chain mother-company is focused on cultural aspects, while the retail chain is focused on structuring its process to reduce costs and improve results. Industry suppliers are focused on performance, while the retail ones give more relevance to the cultural category factors.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1134
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