Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/11506
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcos Villela
dc.contributor.authorBlanco, Enrique Sérgio
dc.date.accessioned2018-05-09T12:03:25Z-
dc.date.available2018-05-09T12:03:25Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/11506-
dc.description.abstractO livro didático de filosofia pode contribuir para que os alunos do Ensino Médio consigam desenvolver debates críticos sustentados por argumentos plausíveis acerca de temas contemporâneos? Debates críticos que contemplem as diferentes formas de compreender a realidade e incluam a voz do outro e a heterogeneidade de modos de ser e de pensar em uma sociedade plural. Debates críticos que envolvam os princípios da pluralidade, da identidade, da diferença e da diversidade. Para tentar responder a este questionamento, investigarei como o livro didático de filosofia desenvolve seus conteúdos tendo em vista a possibilidade de que seus leitores, os estudantes do Ensino Médio, possam construir debates críticos acerca de questões contemporâneas. Entendo que o livro didático pode contribuir para que o aluno: i) desenvolva seu repertório acerca das possíveis compreensões da realidade; ii) construa argumentações plausíveis tendo em vista a participação de debates críticos, a partir de seus conhecimentos adquiridos acerca da realidade; iii) elabore propostas de intervenção social solidária, a partir do respeito aos valores do outro e as diferentes compreensões acerca da realidade. Partindo deste entendimento, empreenderei uma investigação interpretativa de caráter exploratório a fim de compreender como o livro didático de filosofia para o Ensino Médio, "Filosofia: experiência do pensamento", desenvolve filosoficamente os conceitos de cultura, pluralidade, identidade, diferença e diversidade e se este desenvolvimento didático-pedagógico contribuiria para que os alunos pudessem desenvolver debates críticos acerca temas sociais contemporâneos que envolvem esses conceitos.pt_BR
dc.description.abstractCan the philosophy textbook support high-school students succeed in developing critical debates supported by plausible arguments about contemporary issues? Critical debates that cover the different ways of understanding reality and include the voice of the other and the heterogeneity of the ways of being and thinking in a plural society. Critical debates involving the principles of plurality, identity, difference and diversity. I will try to answer this question investigating how the philosophy textbook develops its contents as a possibility that its readers, the high-school studentes, can develop critical debates about contemporary issues. I understand that the textbook can contribute to the students: i) develop their knowledge bases on possible understandings of reality; ii) develop plausible arguments through reasoning about possible understandings on reality in order to participate on critical debates; iii) make solidarity social proposals, based on respect for the values of the other and your different understandings of reality. Based on that understanding, I will undertake an interpretative investigation research in order to understand how the didactic book of philosophy for high-school, "Filosofia: experiência do pensamento", philosophically develops the concepts of culture, plurality, identity, difference and diversity, and if that didactic-pedagogical development can help students to partipated on critical debates about contemporary social themes involving these concepts.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectFILOSOFIA - ENSINOpt_BR
dc.subjectLIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectFILOSOFIApt_BR
dc.titleO livro didático de filosofia no ensino médio e a formação do debate crítico em uma sociedade pluralpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Humanidadespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000488673-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,61 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.