Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1170
Type: masterThesis
Title: Ações para implantação da gestão de cadeias de suprimentos: casos da indústria automobilística do Rio Grande do Sul
Author(s): Fulginiti, Bruno Cecconi
Advisor: Hansen, Peter Bent
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Issue Date: 2013
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
LOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
COMPETITIVIDADE
Abstract: Cada vez mais, uma expressiva parcela dos estudos relacionados à competitividade empresarial tem dedicado atenção especial ao relacionamento existente entre diferentes empresas de um determinado setor econômico. A gestão da cadeia de suprimentos mostra-se como uma alternativa para o desenvolvimento da competitividade empresarial uma vez que apresenta os meios necessários para estruturar e coordenar esse relacionamento. Nesse sentido, este trabalho busca analisar o processo de implantação da gestão de cadeias de suprimentos da indústria automobilística do Rio Grande do Sul, através de uma estrutura de análise proposta com base nos principais fatores teóricos que influenciam a implantação dessa gestão. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, focada em quatro cadeias de suprimentos localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Com base na comparação entre a estrutura de análise proposta e os modelos utilizados na prática pelas cadeias de suprimentos estudadas, as quais possuem diferentes níveis de estruturação na implantação da gestão, buscou-se identificar ações necessárias para o processo prático de implantação da gestão nas cadeias de suprimentos.Entre os principais resultados identificados estão 21 ações necessárias para a implantação da gestão em cadeias de suprimentos, a existência de uma gestão constante em torno da cadeia e uma maior facilidade em realizar essa implantação de forma conjunta com o desenvolvimento de novos produtos. Com relação às dificuldades enfrentadas pelas cadeias, o alto custo para implantação dessa gestão, a seleção de fornecedores e a complexidade da cadeia em si, são as principais.
Currently a significant portion of studies related to business competitiveness has devoted special attention to the relationship between different companies in a particular economic field. The supply chain management became an alternative for the development of enterprise competitiveness and it presents the means to structure this relationship. This study seeks to analyze the deployment process of supply chain management in the automotive industry of Rio Grande do Sul state through an analysis structure based on the main theoretical factors that influence the implementation of this management. Based on a comparison between the proposed analysis structure and the models used in supply chains studied, which have different levels of structure in the implementation of supply chain management, identify activities necessary for the actual deployment of supply chain management. Were identified among the key findings, there are 20 activities necessary for the actual implementation of supply management, the existence of a continuous process around that management and greater ease in performing this implementation jointly with the development of new products. Regarding the difficulties faced by chains, the high cost for implementation of management, supplier selection and the complexity of chain by itself, are the key difficulties.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1170
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