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dc.contributor.advisorPerin, Marcelo Gattermannen_US
dc.contributor.authorBotin, Clarissa Mülleren_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:51Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:51Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1171-
dc.description.abstractOs esforços para compreender a natureza de potencialidades do marketing têm aumentado nos últimos anos conforme as perspectivas das influências dos recursos baseados na vantagem do competidor. O motivo das relações entre os construtos orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação tem sido objeto de vários estudos nos últimos anos, mas o assunto ainda permite que sejam feitas pesquisas no ambiente brasileiro de negócios, como é o caso desta dissertação. Visando um aprofundamento deste tema, esta dissertação teve como objetivo principal a avaliação das relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação. Desse modo, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória, tendo como estratégia de pesquisa o Estudo de Caso (YIN, 2001). A Unidade de Análise foi a empresa Rádio Ipanema, sendo os dados coletados através de análise de documentos e entrevistas em profundidade com executivos da organização. A análise de conteúdo das entrevistas e documentos proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreensão do tema. Para a relação entre orientação para mercado e orientação para aprendizagem, os motivos que se destacaram foram a satisfação das necessidades dos clientes, o compartilhamento de informações, a geração de inteligência, a observação da concorrência e a capacidade de aprender. Para orientação para mercado e inovação são apresentados como motivos a orientação para o cliente, a melhoria nas atitudes de trabalho dos empregados e a cultura organizacional.Já para a relação entre orientação para aprendizagem e inovação estão a inteligência de mercado, valorização dos funcionários e a geração de novas idéias. Por fim, são apresentadas as implicações acadêmicas e gerenciais obtidas nos resultados do estudo, bem como, as limitações e recomendações de estudos futuros.pt_BR
dc.description.abstractThe efforts for realizing the nature as of potentialities from the marketing they have augmented in recent years as per the prospects of the influences of the resources based at the advantage from the competition. The reason of the relationship between market orientation, learning orientation and innovation has been object as of several studies in recent years, but the affair still allows than it is it to make researches at the Brazilian atmosphere as of business, as is the case of this study. Seeking a better comprehension of this theme, this study had as its main objective the evolution of the relationships between market orientation, learning orientation and innovation. In this way, a qualitative study was carried through, having as research strategy, the Case of Study Methodology (YIN, 2001). The unit of analysis of the study was the Brazilian Radio Ipanema. The data were collected though two sources: document analysis and interviews with executives of the company. The content analysis of the interviews and documents provided a number of relevant findings to a greater understanding of the main reasons that permeate the relationship focus of this study. For the relationship between market orientation and learning orientation the reasons that if emphasized have been the satisfaction of the necessities of the customers, to share information, generation of intelligence, observe the competition and ability of learning. To market orientation and innovation are presented as reasons a consumer orientation, improvement in the attitudes of work of the employees and the culture organizational. As for the relationship between learning orientation and innovation, market intelligence, valuation of the employees and generation of new ideas. Finally, the academic and managerial implications in the results of the study, as well as, the limitations and recommendations of future studies are presented.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectMARKETINGpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectCULTURA ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectMERCADOpt_BR
dc.titleAs relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação: um estudo de caso em uma empresa de comunicaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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