Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/11739
Tipo: doctoralThesis
Título: A implementação da inovação no ensino de ciências - identificando obstáculos ideológicos: o estudo de caso do Projeto IRES
Autor(es): Delord, Gabriela Carolina Cattani
Orientador: Harres, João Batista Siqueira
Ariza, Rafael Porlán
Guimarães, Gleny Terezinha Duro
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2017
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO
INOVAÇÃO
ANÁLISE DO DISCURSO
EDUCAÇÃO
Resumo: Esse trabalho investigou a existência de obstáculos ideológicos que impedem que propostas inovadoras no âmbito do Ensino de Ciências advindas de projetos, modelos, métodos didáticos e teorias educacionais sejam implementadas, com êxito e de forma generalizada, no contexto tradicional de ensino. Para isso, analisou-se a proposta inovadora do Projeto IRES, tanto sua teoria quanto sua aplicação por docentes em distintas escolas. É a partir da Teoria da Análise do Discurso, proposta por Michel Pêcheux (1969), que revelamos os obstáculos ideológicos existentes entre prática inovadora e prática tradicional. Ao final, concluímos que a inovação escolar não depende só da aplicação de boas práticas pedagógicas, mas da necessidade de um novo discurso pedagógico ideológico, a fim de atender as perspectivas das propostas inovadoras para o Ensino de Ciências.
This work investigated the existence of ideological obstacles that prevent innovative proposals in the field of science education from projects, models, didactic methods and educational theories to be successfully and widely implemented in the traditional context of teaching. For this, the innovative proposal of the IRES Project was analyzed, both its theory and its application by teachers in different schools. It is from the Theory of Discourse Analysis, proposed by Michel Pêcheux (1969), that we reveal the ideological obstacles between innovative practice and traditional practice. In the end, we conclude that school innovation does not depend only on the application of good pedagogical practices, but on the need for a new ideological pedagogical discourse, in order to meet the perspectives of innovative proposals for Science Teaching.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11739
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