Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/1175
Type: masterThesis
Title: Análise da coopetição em redes horizontais de pequenas e médias empresas do RS na percepção dos gestores das redes
Author(s): Neves, Márcia Patrícia Silva das
Advisor: Hansen, Peter Bent
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Issue Date: 2009
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS (ADMINISTRAÇÃO)
EMPRESAS - RIO GRANDE DO SUL
COOPERAÇÃO
Abstract: Esta Dissertação estuda as Redes de cooperação Agafarma e Redecore do Estado do Rio Grande do Sul ä luz da teoria da coopetição, que tem se apresentado como um campo de estudo relevante da Administração Estratégica quando se pretende avaliar o relacionamento nestas redes horizontais de cooperação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os elementos-chaves que caracterizam a coopetição nas Redes Horizontais de pequenas e médias empresas do Rio Grande do Sul. A estratégia de pesquisa adotada foi do tipo estudo de casos múltiplos, com investigação qualitativa , que teve como técnica de coleta de dados entrevistas com roteiro semi-estruturado em profundidade e análise documental. Os respondentes foram associados e gestores das Redes Agafarma e Redecore. Os dados foram tratados e analisados de forma separada a fim de se obter o resultado final. De acordo com os resultados, pode-se inferir que os elementos-chaves da coopetição identificados a partir da teoria encontram-se presentes nas redes estudadas, as quais possuem em graus diferentes todos os elementos propostos. Destaca-se ainda que elementos como a complementaridade, igualdade e reciprocidade, formadores da cooperação, são mais fortes na redes menor e mais nova, o que é o caso da Rede Redecore. E elementos como concorrência, controle e padronização, independência e análise de desempenho individual e coletivo, formadores da competição, são mais freqüentes na rede maior e com mais tempo de mercado, o que é o caso da Rede Agafarma. Por fim, observa-se que o equilíbrio entre os elementos formadores da coopetição nas redes de empresas é fundamental para a sustentação e o crescimento das redes analisadas no mercado.
This thesis has studied Agafarma and Redecore cooperation networks in the state of Rio Grande do Sul (Brazil) under the co-opetition theory, a relevant field of study within the Strategic Management when intending to evaluate the relationships among such cooperative horizontal networks. The general objective of this research was analyzing the key elements characterizing co-opetition in horizontal networks of small and medium enterprises based in Rio Grande do Sul. The research strategy was a qualitative investigation of multiple casestudy, data being extracted from semi-structured deep interviews and documental analysis. Respondents were associates and managers of Agafarma and Redecore networks. Data were first individually treated and analyzed. Findings have shown that all the co-opetition key elements identified according to the theory are present in the studied networks, in different levels. It must also be highlighted that co-opetition forming elements such as complementariness, equality and reciprocity are stronger in Redecore, the smaller and newer network. Co-opetition formers such as competitiveness, control and standardization, independence and analysis of individual and collective performance are more frequent in Agafarma, the greater network having longer permanence within the market. Finally, it can be noted that the balance among the co-opetition forming elements in business networks is essential for sustainability and growth of the networks analyzed in the market.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1175
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