Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/1178
Type: masterThesis
Title: Serviços logísticos como diferencial competitivo: o caso da água mineral
Author(s): Vontobel, Otto
Advisor: Hansen, Peter Bent
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Issue Date: 2007
Keywords: ADMINISTRAÇÃO
LOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)
SERVIÇOS AO CLIENTE
DISTRIBUIÇÃO - ADMINISTRAÇÃO
Abstract: Esta dissertação apresenta um estudo sobre o mercado de consumo residencial de água mineral, em embalagem retornável de 20 litros, na cidade de Porto Alegre, tendo como foco o setor de distribuição de água e os serviços logísticos associados. Este tipo de embalagem tem aumentado sua participação, que já representa mais de 50% no crescente volume de água mineral comercializado no Brasil. O crescimento da população em áreas metropolitanas dificulta o tratamento da água pública, e em busca de água pura para beber, a água mineral serve como alternativa, o benefício central é o mesmo, porém, as formas de entregar o produto são muito diferentes. A comercialização da água mineral depende do seu deslocamento, dos pontos de extração - fontes - até os consumidores, em embalagens que a acondicionem, de forma que o transporte, a venda, o manuseio e o consumo sejam viabilizados, diferente da água pública, encanada. O objetivo deste trabalho é analisar as características dos serviços logísticos que influenciam a decisão de compra dos consumidores. A realização deste estudo contempla a aplicação inicial de uma pesquisa qualitativa, objetivando a compreensão dos principais serviços logísticos envolvidos na comercialização do mercado em estudo.Na seqüência realiza-se uma pesquisa quantitativa, para caracterizar os grupos consumidores e hábitos de consumo deste mercado, bem como identificar e priorizar os atributos dos serviços logísticos requeridos pelos clientes. Como resultado, identificou-se que acessibilidade ao produto, agilidade na entrega, confiança no fornecedor, simplicidade na prestação do serviço, higiene e limpeza do produto e do serviço, são as características mais relevantes dos serviços logísticos. Estas características associadas a competitividade de preço, influenciam a decisão de compra de água mineral na embalagem de 20 litros.
This dissertation presents a study on the residential consumption of mineral water in 20 liters (5 gallon) returnable bottles’ market, in Porto Alegre city, focusing in the water delivery system and the logistical services associated to it. This type of packing have been increasing it’s participation that already represents 50% of the increasing volume of the commercialized mineral water in Brazil. The population growth in metropolitan areas makes the water treatment a more difficult process. Searching for drinking water, mineral bottled water become an alternative, due to it’s central benefit being the same, although the delivery system are very different. The commercialization of mineral water depends on it’s displacement, from the extraction – springs – until the customers, in proper package that enable transport, sales and handling to make it feasible for consumption, different than public water, distributed through pipes. The objective of this study is to analyze the logistical services characteristics that affect customer’s purchase decision. The study contemplates an initial qualitative research to comprehend the key logistical services involved in the commercialization of the studied market. Afterwards, a quantitative research was realized to characterize the different consumption groups and their habits, as well as identify and prioritize attributes required by the customers in the logistical services described. As result it was identified that product’s accessibility, quick delivery, trust on the supplier, simplicity on the service deliverance, cleanliness and hygiene in the product and on the service are the most relevant logistical services. Those characteristics together with price competitiveness are the factors that influence most the purchasing decision of mineral water in 20 liters (5 gallon).
URI: http://hdl.handle.net/10923/1178
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000397506-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,35 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.