Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/11870
Tipo: doctoralThesis
Título: Ferramentas da semântica linguística: um fator significativo a ser considerado quando da seleção do livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Gomes, Jailson Rogério
Orientador: Barbisan, Leci Borges
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: SEMÂNTICA
LIVROS DIDÁTICOS
ENSINO
LINGUÍSTICA
Resumo: A proficiência em leitura e interpretação almejada para os concluintes dos ensinos fundamental e médio de alunos brasileiros em língua portuguesa ainda não foi alcançada. Na verdade, se encontra bem distante dos parâmetros estabelecidos por organizações internacionais como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Fórum Econômico Mundial e PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Sob esse enfoque, o propósito desta tese é verificar as possíveis contribuições que a Semântica Linguística pode oferecer quando da seleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (2a fase) após a emergência do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e, por conseguinte, tentar contribuir com possíveis ferramentas linguísticas/didáticas que propiciem uma melhora significativa nos níveis de leitura e interpretação do alunado brasileiro (mais adiante mostraremos o que denominamos 'ferramentas linguísticas’). Este trabalho é fundamentado pelos/nos pressupostos teóricos advindos da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel. Para a ANL, o sentido é oriundo da relação existente entre os signos de um enunciado. É pela observação do processo de relação e orientação entre os signos da língua e na língua que o aluno poderá compreender satisfatoriamente os discursos (textos de livros didáticos). Para esta investigação, foram analisados os manuais direcionados aos professores de língua portuguesa, bem como um capítulo de cada um dos três livros didáticos selecionados e já aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Os capítulos foram analisados sob a perspectiva da Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), atual fase da ANL, e da Teoria Polifônica. Através da análise, ficou evidenciado que a Teoria da Argumentação na Língua tem aplicação prática no ensino de línguas, principalmente no que se refere à leitura e compreensão de textos e, portanto, deveria ser levada em consideração no momento em que a equipe pedagógica responsável pela escolha do livro didático de língua portuguesa se propõe a realizar esta tarefa.
The proficiency in reading and understanding texts longed for the Elementary and High School Brazilian senior students of Brazilian Portuguese has not been reached yet, in fact, it seems quite distant of the standards established by the main international organizations like the Organization for Economic Co-operation and Development, WEF (World Economic Forum) and PISA (Programme for International Student Assessment). On this approach, the purpose of this thesis is to check the possible contributions the Linguistic Semantics can offer when it comes to choosing the Portuguese Language textbooks for Elementary School students. It may take into account that the emergence of the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) and, consequently, the attempt to contribute on creating possible educational tools that favor a significant improvement in the levels of reading and comprehension of Brazilian students. This work is based on the theoretical presuppositions which have outcome from the Theory of the Argumentation in the Language (ANL), proposed by Oswald Ducrot and Marion Carel. For the ANL, the meaning comes from the existent relation between the language signs in the language itself. By observing such process of relation and direction between the signs of the language and in the language itself that the reader will be able to understand suitably the discourses - normally referred as texts in the textbooks. For this research, the Portuguese teacher-based textbooks were analyzed, as well as a chapter of each one of three textbooks chosen for this purpose. The books have already been approved previously by the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). The chapters were analyzed under the perspective of the Theory of the Semantic Blocks (TBS), current proposal of the ANL, and of the Polyphonic Theory. Through this analysis, it was brought up that the Theory of the Argumentation in the Language does have practical application in the language teaching process, especially in whatever it refers to the reading and understanding of texts and, by doing so, this theory should be taken into account when the pedagogical team responsible for the textbook of Portuguese language choice intends to carry out such task.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11870
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_JAILSON_ROGERIO_GOMES_COMPLETO.pdfTexto completo3,05 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.