Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/11919
Type: masterThesis
Title: Indicadores considerados por professores para a detecção de abuso sexual infantil
Author(s): Boscardin, Marina Kayser
Advisor: Stein, Lilian Milnitsky
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2018
Keywords: ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PSICOLOGIA
Abstract: A presente dissertação de Mestrado é constituída por dois estudos, um teórico e um empírico, sobre os indicadores que os professores pré-escolares consideram para a detecção de abuso sexual infantil (ASI). A seção teórica consistiu em uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar os conhecimentos dos professores sobre o ASI. Mais especificamente, o estudo buscou identificar quais indicadores apresentados pelas crianças os professores consideram como sendo sugestivos de ASI. Com base nos resultados da seção teórica foram criados os instrumentos utilizados na seção empírica. A seção empírica consistiu em um experimento que teve por objetivo verificar se um desenho com um elemento potencialmente interpretativo como órgão genital masculino influenciaria a taxa de detecção dos professores diante de um caso suspeito. Para tanto, cada participante foi exposto à vinheta de um caso fictício, que variava dependendo da forma de apresentação do desenho sugestivo. Após a exposição à vinheta, os participantes responderam se detectavam ASI, quais indicadores da vinheta os levaram à detecção, e quais indicadores consideravam, de forma geral, sugestivos de ASI. A hipótese inicial do estudo foi de que as taxas de detecção seriam maiores no grupo exposto à vinheta que continha, além do desenho sugestivo, outros indicadores sugestivos de ASI. Apesar de os resultados terem confirmado a hipótese inicial, verificou-se que houve maior incremento nas taxas de detecção com a simples adição do desenho sugestivo. Estes resultados reforçam a importância de formações específicas para os professores, a fim de orientá-los sobre as melhores práticas a serem adotadas diante de casos suspeitos de ASI. Nesse sentido, é fundamental orientá-los, para que a detecção não seja baseada em um indicador isolado, mas sim em um conjunto de indicadores e que estes sejam devidamente contextualizados. Também é recomendável que, diante da suspeita, o caso seja encaminhado aos órgãos competentes.
The present Master's thesis consists of two studies, one theoretical and one empirical, on the indicators that preschool teachers consider for the detection of child sexual abuse (CSA). The theoretical section consisted of a systematic review of the literature, with the objective of identifying the teachers' knowledge about CSA. More specifically, the study sought to identify which indicators presented by children that teachers consider to be suggestive of CSA. The empirical section consisted of an experiment that aimed to verify if a drawing with a potentially interpretive element as a male genital organ would influence the detection rate of the teachers in a suspicious case. To do so, participants were exposed to the vignette of a fictitious case, which varied depending on the presentation form of the suggestive drawing. After exposure to the vignette participants responded if they detected CSA, which indicators of the vignette led them to detection, and which indicators generally they considered characteristic of CSA. The initial hypothesis of the study was that the detection rates would be higher in the group exposed to the vignette which contained, in addition to the suggestive drawing, other indicators suggestive of CSA. Although the results confirmed the initial hypothesis, it was verified that there was a greater increase in the detection rates with the simple addition of the suggestive drawing. These results reinforce the importance of specific training for teachers to guide them on the best practices to be adopted in the face of suspected CSA. In this sense, it is fundamental to guide them that detection is not based on an isolated indicator, but rather on a set of indicators and that these are properly contextualized. It is also recommended that, upon detection, the case be referred to the competent bodies, as it is not the responsibility of the teachers to investigate the CSA.
URI: http://hdl.handle.net/10923/11919
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_MARINA_KAYSER_BOSCARDIN_COMPLETO.pdfTexto completo1,18 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.