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dc.contributor.advisorPerin, Marcelo Gattermannen_US
dc.contributor.authorNetto, Carla Freitas Silveiraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:40:59Z-
dc.date.available2013-08-07T18:40:59Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1199-
dc.description.abstractThe main object of this dissertation is to widen the knowledge over the cultural meaning of consumer goods. To do so, first I describe child beauty pageants and expose the main discussions about the subject. I also make a review of the main authors that have studied cultural meaning of consumer goods, and the movement of meanings. In this part, I discuss that very little attention to children was given by this body of study. In the methodology, I justify my choice for ethnography and describe the three child beauty pageants, held in 2009 in Paraná and Santa Catarina, which I observed. Later, I identify the main consumer goods used in the observed pageant: the prizes; the gowns; make-up; gifts to the judges and other contestants; emergency objects; and uniforms. I also identify the meaning of these consumer goods as: position (FOURNIER, 1991) or social status communication (THARP; SCOTT, 1990); personal identity (FOURNIER, 1991) or self-expression (RICHINS, 1994b; THARP; SCOTT, 1990); ritual enhancers (FOURNIER, 1991); and transition (FOURNIER, 1991). As a final point, I propose some discussions and alterations to Mc Cracken’s (1986) schema for the movement of meaning and Rook’s (1985) schema about consumer ritual. As a contribution to the marketing field, this study brings new light to subjects that have gained little attention over the years: children and beauty pageants, a very distinct type of consumer ritual. This focus, besides its contribution to marketing, also provided an example to the social science of ritual in our society.en_US
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o significado cultural dos bens de consumo, tendo como objeto o fenômeno dos concursos de beleza infantil e suas candidatas. Primeiramente, descrevo os concursos de beleza (adulto e infantil) expondo as principais discussões já geradas sobre o assunto, a fim de apresentar o contexto da pesquisa. Depois, realizo uma revisão teórica da temática dos significados culturais dos bens de consumo, do modelo de movimentação destes significados, realizando a ligação entre esta teoria com o público infantil. No capítulo de método, descrevo o campo de pesquisa, justificando a escolha pela etnografia. Além disso, descrevo mais especificamente as três etapas observadas (municipal, nacional e internacional), nos estados do Paraná e Santa Catarina, no ano de 2009. Posteriormente, identifico os principais bens de consumo utilizados: os prêmios (faixas, coroas e presentes); os trajes (típico e de gala); as maquiagens; as lembrancinhas; os materiais para emergências; e os uniformes. Depois, identifico os significados desses bens, que são de: posição (FOURNIER, 1991) ou comunicação de status social (THARP; SCOTT, 1990); personalidade (FOURNIER, 1991) ou expressão do self (RICHINS, 1994b; THARP; SCOTT, 1990); potencializador de ritual (FOURNIER, 1991); e transição (FOURNIER, 1991). Esses significados, por estarem relacionados com o desempenho das candidatas no ritual, levaram a uma reanálise das teorias que ligam significado cultural dos bens de consumo e ritual. Como contribuição para o marketing, esta dissertação traz um acréscimo às pesquisas de significados culturais dos bens de consumo, a partir da reanálise do modelo de movimento do significado de McCracken (1986), como também do modelo de vitalidade do ritual de consumo de Rook (1985). Tais contribuições foram possíveis, pelo menos em parte, pela escolha de um ritual de consumo diferenciado que é o concurso de beleza infantil, tão pouco explorado na academia. Outra contribuição que cabe ser destacada se refere à pesquisa de um público ainda pouco explorado na área do marketing: as crianças. Essa escolha trouxe desafios metodológicos, uma vez que a pesquisa com crianças exige cuidados, inclusive éticos. Por fim, o estudo de tal concurso se apresentou como um interessante exemplo de ritual da nossa sociedade, se apresentando também como um interessante espaço de estudo das Ciências Sociais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.subjectMARKETINGpt_BR
dc.subjectCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectETNOGRAFIApt_BR
dc.subjectCRIANÇASpt_BR
dc.titleSignificado cultural dos bens de consumo em um concurso de beleza infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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