Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1203
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dc.contributor.advisorOliveira, Mírianen_US
dc.contributor.authorGoldoni, Vanessaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:41:00Z-
dc.date.available2013-08-07T18:41:00Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1203-
dc.description.abstractIn search for competitive advantages in comparison with competitors, organizations are implementing knowledge management (KM) programs. In the sectors that use the knowledge as main resource, such as the software development industry. There is a requirement for knowledge once these organizations need constantly to get new technologies and practices in the daily basis. However, although implanting knowledge management programs, the companies are not giving too much attention in measuring the results of these programs. The KM is considered an organizational process, and in order to verify if the objectives are being reached, a follow up is necessary through metrics. This way, it is necessary to adopt mechanisms to evaluate if knowledge management is actually valuing the business of the software development companies. The purpose of this research is to analyze indicators for knowledge management evaluation in software development companies by managers and users` perception. The method utilized was the multiple study case in two information technology companies which are located in Brazil. Three phases of interviews occurred and documents were collected during phase 2. The first phase’s purpose was to evaluate the indicators collected in the literature by the KM experts. The second phase had the objective to map the KM processes in the organizations and the last phase checked the perception of the managers and users of the KM process on the metric’s list. Through out the literature review, it was noticed that the KM process and metrics can be utilized to measure the process and KM results. In the first phase, the KM experts contributed with some metrics, for example: number of lessons learnt and level of participation in the forums. The results of the second phase show that a company has a formalized process while the other one have some KM activities. However, both organizations have activities for the KM process such as creation, storage, dissemination, usage, and measurement. Finally, the results of phase 3 stand out that the perception of the people who were interviewed is different in each organization due to the context in which they are inserted. In the total, from 52 metrics, 42 metrics were accepted by employees of Company “A” and 47 metrics were accepted by the employees of Company “B”. According to the motivation and companies goals, an approach of implementation is chosen, which result in specific difficulties and in the construction of a KM process. From the process, metrics are created to measure the effectiveness of the KM process as well as verifying if the objectives are being reached.en_US
dc.description.abstractOrganizações estão trabalhando na implantação da Gestão do Conhecimento (GC) com o objetivo de obter vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. Nos setores que utilizam o conhecimento como principal insumo, como é o caso da indústria de desenvolvimento de software, existe uma demanda intensa de conhecimento uma vez que estas organizações precisam adotar, constantemente, novas tecnologias e novas práticas no seu dia-a-dia. Porém, apesar de implantarem os programas de gestão de conhecimento, as empresas não estão tendo o cuidado de mensurar os resultados destes programas. A GC é considerada um processo organizacional e para verificar se os seus objetivos estão sendo atingidos, é necessário acompanhamento através de indicadores de desempenho. Neste sentido, torna-se necessário adotar mecanismos para avaliar se a gestão do conhecimento está realmente agregando valor ao negócio das organizações de desenvolvimento de software. O objetivo desta pesquisa é analisar indicadores para avaliação da gestão do conhecimento em empresas de desenvolvimento de software, na percepção dos gestores e usuários. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo em duas empresas de tecnologia da informação que atuam no Brasil. Três fases de entrevistas foram realizadas e documentos foram coletados para corroborar com as entrevistas da fase 2. A primeira fase se propôs a validar com conhecedores de GC os indicadores encontrados na literatura. A segunda fase teve como objetivo mapear os processos de GC nas organizações e a última fase verificou a percepção dos gestores e usuários da GC com relação à lista de indicadores. Através da revisão da literatura, identificou-se o processo de GC e os tipos de indicadores que pode ser utilizados para mensurar o processo e o resultado da GC. Na primeira fase, os conhecedores de GC posicionaram-se com relação aos indicadores e contribuíram com algumas métricas, como por exemplo: número de lições aprendidas e grau de participação nos fóruns de discussão. Os resultados da segunda fase mostram que uma empresa possui um processo formalizado enquanto a outra possui apenas algumas atividades de GC. Entretanto, ambas as organizações possuem atividades para as etapas do processo de GC que são criação, armazenamento, disseminação, utilização e mensuração. Por fim, os resultados da fase 3 ressaltam que a percepção dos entrevistados é diferente em cada organização devido ao contexto ao qual cada organização está inserida. No total, 42 indicadores foram aceitos pelos entrevistados da Empresa “A” enquanto que 47 indicadores foram aceitos pelos entrevistados da Empresa “B” de um total de 52 indicadores. Observou-se de acordo com os objetivos ou motivações das empresas com relação à GC, que abordagens de implantação são escolhidas, que por sua vez resultam em dificuldades específicas e na construção de diferentes processos de GC. A partir do processo, indicadores podem ser criados para mensurar a efetividade do processo de GC bem como verificar se os objetivos estão sendo atingidos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectGESTÃO DO CONHECIMENTOpt_BR
dc.subjectCOMPETITIVIDADE - ESTUDO DE CASOSpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.titleIndicadores para avaliação da gestão do conhecimento: o caso de empresas de desenvolvimento de softwarept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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