Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/1215
Tipo: masterThesis
Título: O processo de gestão de alianças estratégicas: o caso da Braskem S.A.
Autor(es): Mendel, Paulo Ricardo
Orientador: Ferreira, Gabriela Cardozo
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS (ADMINISTRAÇÃO)
COMPETITIVIDADE
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
Resumen: Estimulada pelo dinamismo e competitividade dos mercados, a cooperação entre organizações tem sido cada vez mais uma estratégia adotada pelas empresas. Dentro dessa perspectiva, o estabelecimento de alianças estratégicas surge como um importante meio de alcançar vantagem competitiva. O sucesso das Alianças Estratégicas, entretanto, exige a efetiva gestão da parceria como condição para que seus potenciais benefícios sejam alcançados. Este trabalho analisa a gestão das Alianças Estratégicas a partir de fatores considerados críticos para este processo, englobando suas diferentes fases, quais sejam: formação, operação e avaliação. Utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso, que permitiu aprofundar o entendimento sobre este processo em alianças estabelecidas por uma empresa do setor petroquímico. Como principais resultados observou-se que a empresa se utiliza de alianças com clientes, fornecedores e licenciadores de tecnologia no sentido reduzir custos em pesquisa e desenvolvimento, incorporar novas competências, bem como aperfeiçoar e desenvolver novas oportunidades, para a exploração de soluções inovadoras no uso de polímeros. Constatou-se que a gestão das alianças é considerada importante para a empresa, especialmente nas parcerias relacionadas à inovação tecnológica. Verificou-se que a empresa coloca em prática os fatores críticos extraídos da revisão da literatura na gestão das alianças estabelecidas. No entanto, notou-se que a forma como são conduzidos bem como a importância dispensada a cada um dos fatores, faz com que alguns deles como gerência dedicada e confiança facilitem a gestão de alianças, enquanto que outros, como avaliação das contribuições e transferência de conhecimento dificultem o processo de gestão de alianças.
Driven by market’s dynamics and competitiveness, a collaborative working approach between organizations has been a business strategy with growing interest for companies. Strategic alliances between organizations have been seen as an important way for achieving competitive advantage. However, the success of Strategic Alliances requires administrative efforts of all involved partners. This work analyzes critical success factors for managing Strategic Alliances throughout the stages of conception, operation and assessment. The research methodology for carrying out this work was based on a case study, which allowed an understanding of the Strategic Alliances process of a petrochemical company. It involved studies of alliances with clients, suppliers and technology licensers, which aimed at lowering research and development costs, achieving new competences and exploring new opportunities for polymers use. The analysis shows that alliances management is an important issue in the company, especially for achieving technological innovation. Company’s’ practices involve critical factors for managing alliances that are cited in the literature review presented in this work. The way those factors are considered in the company and the importance of each one is also discussed. It draws to conclusions that such factors as dedicated alliance manager and trust facilitate managing alliances. However, factors as knowledge transfer and contribution evaluations are barriers in the alliances management process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1215
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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