Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/1223
Tipo: masterThesis
Título: Motivadores da responsabilidade social empresarial
Autor(es): Oelrich, Arno
Orientador: Sampaio, Cláudio Hoffmann
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESAS
Resumo: This work aims identify and get a better comprehension concerning to the Corporate Social Responsibility motivators in private companies. As a theoretical base to this study a literature revision was done and it was realized that the subject is multidisciplinary and with concepts still in construction. In this theoretic base, several reasons were identified as possible motives referring to companies social behaviours. In order to investigate what motivators would be identified in business environment a research was made, covered a study with a company and interviews with experts in social area with knowing business environment; in both cases qualitative research utilized. In order to get a better understanding of the environment, besides the identify the motivators, the context of several aspects concerning Corporate Social Responsabilities were observed. Based on results of study with the company, works with the experts and literature review, motivators classification was made following Bardin(2006) categorization by classes. After that, a triangulation analysis was accomplished. As conclusion, some misunderstandings in concepts comprehension were observed. Referring to motivators, most of them appeared in literature and business environment, but a few motivators are identified in literature and not in business environment and vice-versa. The motivators Vanity, Guilt and Profits didn’t identify in the study; in the other way the motivators Public Security, Legislation and Manager Personal Trauma didn’t find in literature. Categories mentioned in the study and mentioned in literature were: Strategy, Marketing, Human Resources, Legal Advantages, Ethical/Religious Values and External Pressure. Theoretical and managerial implications as well the study limitations and suggestions to other ways to future studies were also discussed.
Este trabalho tem o objetivo de identificar e obter um melhor entendimento dos motivadores da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) nas empresas privadas da região metropolitana de Porto Alegre. Para servir de base teórica para o trabalho, elaborou-se uma revisão bibliográfica, onde se constatou que o tema é multidisciplinar e com conceitos ainda em construção. Nesta base teórica, identificaram-se os vários motivadores que levam as empresas a atuarem de forma socialmente responsável. Com o objetivo de investigar que motivadores são percebidos pelo mercado empresarial, foi realizada uma pesquisa envolvendo um estudo com uma empresa referência e entrevistas em profundidade com especialistas da área social com conhecimento do ambiente das empresas. Tanto no estudo com a empresa, quanto nas entrevistas com especialistas, utilizou-se a pesquisa qualitativa. Com vistas a um melhor entendimento do ambiente, além da identificação dos motivadores, registrou-se o contexto de vários aspectos relacionados com a responsabilidade social empresarial. A partir dos resultados da pesquisa do estudo com a empresa referência, com os especialistas e com a base de literatura, houve uma categorização dos motivadores por classe, segundo Bardin(2006), e efetuou-se uma análise com a triangulação dessas três fontes. Como conclusão, observou-se a existência de falhas na compreensão dos conceitos e a identificação de motivadores existentes na literatura e não percebidos no ambiente empresarial e vice-versa. Os motivadores Vaidade, Culpa e Resultados Financeiros não foram mencionados pelos especialistas e nem pelos gestores da empresa RBS; de outra parte, os motivadores Segurança Pública, Legislação e Trauma Pessoal do empresário não foram mencionados na literatura. As categorias que foram mencionadas nas entrevistas e se encontram na literatura foram: Estratégia do Negócio, Marketing, Recursos Humanos, Benefícios Fiscais, Valores Éticos/ Religiosos, Pressão Externa. Como conclusão, foram mencionadas as implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados, bem como as limitações do presente trabalho e sugeridos novos estudos em função de percepções obtidas com o desenvolvimento do trabalho e seus resultados.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1223
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