Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/12256
Tipo: masterThesis
Título: Schadenfreude: o enquadramento da rivalidade no agendamento da dor do outro
Autor(es): Beck, Matheus Passos
Orientador: Wainberg, Jacques Alkalai
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2018
Palabras clave: JORNALISMO ESPORTIVO
EMOÇÕES
FUTEBOL - BRASIL
COMUNICAÇÃO SOCIAL
Resumen: A emoção deixou de ser um conceito marginal para ocupar boa parte da literatura recente na Comunicação Social. Dentro do jornalismo, ela gera repulsa, atração e, especialmente, incertezas sobre sua real função. O que nos parece inconteste, entretanto, é seu constante uso retórico na construção de discursos. Nesta presente pesquisa, cabe-nos investigar a construção discursiva do conceito de rivalidade no futebol por meio das emoções. Em particular, o emprego da Schadenfreude, o regozijo com o insucesso alheio, como elemento constitutivo das narrativas esportivas. Como objeto, analisaremos as “narrações torcedoras” dos aplicativos Gremista Gaúcha ZH e Colorado Gaúcha ZH, nas quais os jornalistas se posicionam ao lado do público ao qual direcionam suas mensagens, em oposição à narração convencional do rádio e da imprensa. Para esta investigação, será adotado como procedimento a Análise de Discurso (AD), baseada nos conceitos de Charaudeau (2004a; 2004b; 2015) e Pêcheux (1990; 1995), com o intuito de identificar as visadas discursivas, o destinatário idealizado pelo enunciador e as referências ao rival. Como metodologia, será adotada a Hermenêutica de Profundidade (HP) conforme as designações de Thompson (2011). Este trabalho fundamenta-se ainda nos conceitos jornalísticos de McCombs (2009), Traquina (2000; 2008) e Wolf (2012), sócio-esportivos de Caillois (1990), Damo (2002; 2015), Elias e Dunning (1992), Franco Júnior (2007), Giulianotti (2010), Helal (1990; 1997; 2001) e Huizinga (2010), e psico-sócio-antropológicos sobre emoção de Damásio (2000), Ekman (2011) e Rezende e Coelho (2010).
Emotion ceased to be a marginal concept to occupy much of the recent literature in Social Communication. Within journalism, it generates revulsion, attraction, and, especially, uncertainties about its real function. What seems incontestable, however, is its constant rhetorical use in the construction of discourses. In this present research, we must investigate the discursive construction of the concept of football rivalry through emotions. In particular, the use of Schadenfreude, the joy with other's failure, as a constituent element of sports narratives. As an object, we will look at the "cheering narratives" of the Gremista GZH and Colorado GZH applications, where journalists stand next to the audience to whom they direct their messages, as opposed to conventional radio and press narration. For this investigation, Discourse Analysis (AD), based on the concepts of Charaudeau (2004a; 2004b; 2015) and Pêcheux (1990; 1995), will be adopted as a procedure in order to identify discursive visions, the addressee idealized by the enunciator and references to the rival. As a methodology, Depth Hermeneutics (HP) will be adopted as assigned by Thompson (2011). This work is based on the journalistic concepts of McCombs (2009), Traquina (2000; 2008) and Wolf (2012), socialsports of Caillois (1990), Damo (2002; 2015), Elias and Dunning (2000), Helal (1990, 1997, 2001) and Huizinga (2010), and psycho-socio-anthropological about Emotion of Damásio (2000), Ekman (2011), and Rezende and Coelho (2010).
URI: http://hdl.handle.net/10923/12256
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000489420-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,51 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.