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dc.contributor.advisorBecker, Grace Vieiraen_US
dc.contributor.authorColussi, Danielaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:41:06Z-
dc.date.available2013-08-07T18:41:06Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/1230-
dc.description.abstractThe shape and functioning of organizations are going through intense changes. New concepts of management have been inserted in the companies context so as they can present competitive advantages, being one of them the organizational learning. The strategic questionings have represented importance in the organizations, especially in Teaching Institutions, whose managers started to consider the existence of customers and the necessity of professionalization of teaching management. The objective of this study is to examine the relation between the organizational learning practice and the process of strategies formation in a Public Competition Preparatory Teaching Institution. The methodology used for the development of the research was the case study, and the organization selected was a Teaching Institution, reference in Brazil in preparing candidates for the Magistracy Public Competition. Starting from the conceptual revision about organizational learning, its types and practices, as well as strategy and its formation process, the research variables were defined. The data was collected by means of interviews with the organization Administrative Board, analysis of documents and direct observation. The results presented in which way the process of strategy formation occurs, the existing organizational learning practices, and how the relation between these two orientations happens. The possibility for the organizations to search answers in their own context and, as a consequence, using them as a basis for the establishment of strategies, is seen as a learning reality. The present study it consists of a contribution when demonstrating as the practical ones of organizacional learning if they also relate with the process of formation of the strategies when supplying elements that not only facilitate the decision taking, but for considering slight knowledge as the shared form to give sensible to the experiences that correspond to the changes faced for the organizations and recommending the necessity of the strategies to be spread and internalizadas for all the hierarchic levels of an organization.en_US
dc.description.abstractA forma e o funcionamento das organizações vêm passando por intensas mudanças. Novos conceitos de gestão têm sido inseridos no contexto das empresas a fim de que elas apresentem vantagens competitivas, podendo ser citada como um deles a aprendizagem organizacional. As questões estratégicas têm apresentado importância nas organizações, em especial nas Instituições de Ensino, cujos gestores passaram a considerar a existência dos clientes e a necessidade de profissionalização da gestão em educação. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma Instituição de Ensino Preparatória para Concurso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, e a organização selecionada foi uma Instituição de Ensino referência no Brasil em preparação ao Concurso de ingresso à Magistratura. A partir da revisão conceitual sobre aprendizagem organizacional, seus tipos e práticas, bem como de estratégia e seu processo de formação, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a Administração da organização pesquisada, análise de documentos e observação direta. Os resultados apresentaram de que forma ocorre o processo de formação das estratégias, as práticas de aprendizagem organizacional existentes e como acontece a relação entre essas duas orientações. A possibilidade de as organizações buscarem respostas no seu próprio contexto e, por conseqüência, utilizando-as como base para o estabelecimento de estratégias, apresenta-se como uma realidade de aprendizado.O presente estudo consiste numa contribuição ao demonstrar como as práticas de aprendizagem organizacional se relacionam com o processo de formação das estratégias ao fornecerem elementos que facilitam não somente a tomada de decisão, mas também por proporem noções como a forma compartilhada de dar sentido às experiências que correspondam às mudanças enfrentadas pelas organizações e por recomendar a necessidade das estratégias serem disseminadas e internalizadas por todos os níveis hierárquicos de uma organização.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpt_BR
dc.subjectESTRATÉGIApt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subjectINSTITUIÇÕES EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleA relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concursopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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