Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/12338
Type: masterThesis
Title: Nos olhos de mulheres negras: estudo das poéticas de Cristiane Sobral, Jenyffer Nascimento e Lívia Natália
Author(s): Marçal, Matheus Menezes
Advisor: Kohlrausch, Regina
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2018
Keywords: POESIAS BRASILEIRAS - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIAS BRASILEIRAS
LITERATURA BRASILEIRA
Abstract: Todo tipo de conhecimento se constrói a partir de uma localidade e de uma cultura, não existem textos fora da cultura assim como não existe uma teoria que sobrevoa o seu objeto/sujeito de análise e reflete imparcialmente sobre ele. O conceito de poesia, como todos os conceitos de arte, está conectado, também, com um espaço-tempo específico. No presente trabalho, serão analisados poemas das autoras Cristiane Sobral, Jennyfer Nascimento e Lívia Natália, três escritoras negras que assumem e não disfarçam, por meio de seus enunciados, o espaço-tempo do qual seus jogos com a palavra poética provém. Destacar as autoras como produtoras de literatura negra (ALVES, 2010; CUTI, 2010; PEREIRA, 2010) em contraponto à literatura brasileira hegemonicamente branca (CUTI, 2011; ROMERO, 1886; ROMERO, 1953; DELCASTAGNÈ, 2005;) permitirá que sejam compreendidos dois processos. O primeiro confirma que a existência da literatura negra denuncia os problemas teóricos estabelecidos pela historiografia literária e pela teoria social sobre a população negra, que sempre reforçaram o racismo institucional anti-negros; o segundo processo confirma que é possível, e necessário, teorizar sobre a literatura negra a partir dos conhecimentos produzidos por negras e negros da diáspora e de África (FREITAS, 2016; GOMES, 2008; LUZ, 2000; THEODORO, 1996;. Através da análise dos poemas das três poetas, utilizando como aporte o feminismo negro (BAIRROS, 2014; hooks, 1995; KILOMBA, 2016; THEODORO, 2008), as reflexões literárias de autoria negra e os saberes de matriz-africana, demonstrar-se-á de que forma as poéticas jogam com esses saberes e os transformam em poesia.
All kinds of knowledge are constructed from a locality and a culture, it is impossible to build a text outside a culture as it is impossible for a theory to exist above it’s object/subject of analysis and to reflect impartially on it. The concept of poetry, like all art concepts, is also connected with a specific space-time. In the present work, we analyze the poems of the authors Cristiane Sobral, Jennyfer Nascimento and Lívia Natália, writers who assume and do not disguise, through their statements, the space-time from where their games with the poetic words are from. The task of highligtning these authors as producers of afro-brazilian literature (ALVES, 2010; CUTI, 2010; PEREIRA, 2010), in counterpoint to hegemonically white brazilian literature (CUTI, 2011; ROMERO, 1886; ROMERO, 1953; DELCASTAGNÈ, 2005;), will allow the understanding of two processes. The first one confirms that the existence of afro-brazilian literature denounces the theoretical problems established by literary historiography and by social theory about the black population, which have always reinforced anti-black institutional racism; the second process confirms that it is possible, and necessary, to theorize about afro-brazilian literature from the knowledge of black men and black women from diaspora and from Africa (FREITAS, 2016; GOMES, 2008; LUZ, 2000; THEODORO, 1996). Through the analysis of the poems of these three poets, using as foundation the theories of black feminism (BAIRROS, 2014, hooks, 1995, KILOMBA, 2016; THEODORO, 2008), of the literary reflections of black authorship and of the african matrix, it is possible to demonstrate how poetics play with these knowledges and transform it into poetry.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12338
Appears in Collections:Dissertação e Tese

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