Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/12435
Tipo: masterThesis
Título: A televisão em tempos de conexão: uma análise sobre a participação e o engajamento do público no telejornalismo brasileiro
Autor(es): Marcon, Paola
Orientador: Finger, Cristiane
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2018
Palavras-chave: TELEJORNALISMO - BRASIL
COMUNICAÇÃO SOCIAL
JORNALISMO
Resumo: O presente trabalho investiga algumas mudanças que começam a surgir na televisão a partir da convergência entre mídias, e explora, mais especificamente, o relacionamento dos telejornais com seus públicos. O objetivo é compreender como ocorre a participação do público, observar quais as ações realizadas pela produção para gerar interação e identificar se o engajamento na internet pode estar relacionado com os níveis de audiência dos principais telejornais da televisão aberta brasileira. A proposta é realizar uma pesquisa quantitativa, com análise estatística de correlação linear, e qualitativa, com análise de conteúdo (Bardin, 2009), dos dados coletados de 27 de Junho a 27 de Julho de 2017 do Jornal da Band e Jornal Nacional, na televisão e nas páginas oficiais dos programas no Facebook e no Twitter. É possível dizer que o público participa, colabora e resiste nas redes sociais, mas os telejornais pouco incentivam a cultura participativa, o que pode justificar as correlações lineares positivas com intensidades consideradas fracas e moderadas encontradas entre a audiência na televisão e o engajamento na internet.
The present work investigates some changes which started to show up in television broadcasting after the media convergence and explores more specifically the relation of the television newscasts with their audience. The goal is to understand how the public participation occurs, to observe the actions taken by the newscast production in order to generate interaction and to identify if the internet engagement rates can be related to the audience rates of the main Brazilian free-to-air television newscasts. The proposition is to carry out a quantitative research, with statistical analysis of linear correlation, and qualitative, with content analysis (Bardin, 2009), using the data collected from June 27 to July 27, 2017, from news programs Jornal da Band and Jornal Nacional, in television and on the official pages of the programs on Facebook and Twitter. The public participates, collaborates and reacts in social networks, but the programs give little encouragement to the participatory culture, which can justify the positive linear correlations with intensities considered weak and moderate found among the television audience rates and the internet engagement rates.
URI: http://hdl.handle.net/10923/12435
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