Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/1253
Tipo: masterThesis
Título: Gestão do conhecimento em parques tecnológicos: um estudo de caso único
Autor(es): Dombrowski, Cristiane Alves
Orientador: Oliveira, Mírian
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PUCRS - TECNOPUC
UNIVERSIDADES E EMPRESAS
Resumo: Nowadays, we are living in the Knowledge Society. In this society, the knowledge is the main issue for organizations. Researchers and managers are working hardly to find the competences and habilities of the knowledge workers. Knowledge Management had appear to stimulate the companies to create competitive advantages and maintain it despite the changes on the market. The benefits of the Knowledge Management are creating and sharing the knowledge through the organization. Globalization is a very fast process that deals with much information. Because of it the workers couldn’t know all the things who concern their the business. In our era, the knowledge is stratificated and the companies have to strategic alliances to reduce the impacts of this knowledge stratification. An example of this are the technological parks, where companies, universities, research centers share the same habitat. This case study had as its main objective to analyze the Knowledge Management acts whitch could be applied to Technological Parks. The research field was the Parque Tecnológico da PUCRS. The results found indicate the importance of Knowledge Management to the Technological Park. The workers on Tecnopuc need to know what is the Knowledge Management and the benefits that it could bring to the University and to the Park. This conscious could be created with the realization of events that show the importance of the thema and reduce the fear of imitation. At present time is impossible to apply any Knowledge Management system, because the technological park is growing up and the managers have others strategic things to do in a short cut of time. However, some actions need to be done to maintain the high acknowledgement that it had obtained until now. The companies on the Tecnological Parks want to make the Knowledge Management a reality, but they fear about their strategic knowledgement. This fear must be eliminate and a way to do this is to input in their brains the importance of Knowledge Management and show to them that is possible sharing knowledge to create competitive advantages.
Na Sociedade do Conhecimento o principal ativo das organizações é o conhecimento. Essa nova realidade impõe um novo estilo de administrar. As empresas percebem que enquanto não possuírem um diagnóstico claro e preciso do que sabem e de quais são as suas lacunas de conhecimento, não conseguirão sobreviver no mercado competitivo. A Gestão do Conhecimento surge como estimuladora do crescimento da organização e da obtenção de vantagem competitiva, através da integração, criatividade, trabalho em equipe e outras condutas que estimulem a inovação e o compartilhamento do conhecimento. O rápido desenvolvimento da globalização impede que as empresas sejam capazes de conhecer todos os produtos existentes, as variações dos mesmos, as tecnologias de produção ou os padrões de vantagem competitiva entre os países. Uma das soluções encontradas pelas empresas para criarem vantagem competitiva neste ambiente complexo foi a consolidação de alianças estratégicas, capazes de diminuir as barreiras causadas pela segmentação do conhecimento. Um exemplo de aliança estratégica são os Parques Científicos e Tecnológicos, que congregam em um mesmo ambiente, universidade, centros e institutos de pesquisa, empresas intensivas em conhecimento, consolidadas e incubadas, regionais, nacionais e multinacionais, interagindo entre si e compartilhando da mesma estrutura física e de serviços. Esse estudo de caso único teve como objetivo geral a análise das ações de Gestão do Conhecimento que pudessem ser adaptadas a Parques Tecnológicos e utilizou como unidade de análise, o Parque Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc. Os resultados encontrados apontam para a necessidade imediata de conscientização da importância do tema para o Parque, através da realização de eventos que envolvam todos os agentes. Além disso, faz-se necessário um posicionamento da Universidade em prol da construção de um ambiente propício ao compartilhamento do conhecimento, onde empresas e Universidade possam colocar em prática os preceitos do modelo de interação que as une. É fundamental também, a criação de políticas de retenção do conhecimento para que a história do Parque não se perca em meio ao desenvolvimento. O pouco tempo de existência do Tecnopuc impede a realização de projetos de Gestão do Conhecimento em um curto espaço de tempo, mas o constante crescimento do conhecimento gerado exige que algumas ações sejam tomadas para garantir o desenvolvimento e a manutenção do reconhecimento já obtido no âmbito nacional. No entanto, mesmo que exista a parceria entre universidade e empresa, nem tudo é fácil de ser compartilhado. A transferência do conhecimento entre as empresas instaladas no Parque Tecnológico ainda é uma questão polêmica e complexa. Mesmo assumindo que a Gestão do Conhecimento é uma necessidade para o Parque Tecnológico da PUCRS, administradores universitários e empresários são unânimes em afirmar que o Tecnopuc não compartilha o conhecimento, principalmente pelo medo de revelar informações essenciais para o negócio da empresa. Esta apreensão declarada quanto à cópia de seus produtos inovadores revela um paradoxo. Apesar de constituírem um grupo intensivo em conhecimento, nem empresários, nem acadêmicos entendem em sua plenitude os resultados da Gestão do Conhecimento, nem mesmo as etapas e ações para se chegar até ela.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1253
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