Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/1259
Tipo: masterThesis
Título: Análise do uso da inteligência competitiva no setor da construção de imóveis residenciais na cidade de Porto Alegre
Autor(es): Fialho, Adriano dos Santos
Orientador: Hansen, Peter Bent
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
CONCORRÊNCIA
CONSTRUÇÃO CIVIL - ADMINISTRAÇÃO
Resumen: This paper aims at analysing how the use of Competitive Intelligence in construction of residential buildings in the city of Porto Alegre works. For this, a qualitative, descriptive and exploratory search was conducted, which includes a bibliographic review on the topics: Competitive Intelligence, Maturity Models and Competition in Construction. A Model was proposed to evaluate the maturity of the use of competitive intelligence in the enterprises of surveyed experts. From the model, a survey was conducted along with residential building construction firms in Porto Alegre that was developed through in depth interviews with experts responsible for making strategic decisions in those companies. Among the results it is highlighted that competition in the studied sector is between the developments and not between firms. Competitive intelligence, in general, is developed having in mind the implementation of each project, aiming at competing with the new development specifically. The location of the enterprises is a key factor in the competition study. In the survey there were differences between the ways interviewed experts performed the competitive intelligence process. Although larger companies in general present more mature processes of competitive intelligence, this is usually performed through methods developed by the companies themselves, empirically. Surveyed companies in the sector in general have few decision-making levels, letting strategic decisions and information analysis itself to the chief executive. Monitoring practices of the business environment was not observed. As part of the results, the proposed model was evaluated according to their ability to achieve the proposed objectives and their suitability to the reality and needs of the enterprises. Changes were suggested to better fit the studied sector.
Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá o uso de inteligência competitiva no setor de construção de imóveis residenciais na cidade de Porto Alegre. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, que inclui revisão bibliográfica sobre os temas Inteligência Competitiva, Modelos de Maturidade e Competição na Construção Civil. Foi proposto um modelo para avaliação do grau de maturidade do uso da inteligência competitiva nas empresas dos especialistas pesquisados. A partir do modelo, foi realizada uma pesquisa junto a empresas construtoras de edifícios residenciais de Porto Alegre que se efetivou por meio de entrevistas em profundidade com os especialistas responsáveis pela tomada de decisões estratégicas nas mesmas. Dentre os resultados, se destaca o fato de que a concorrência no setor estudado se dá entre os empreendimentos e não entre as empresas. A inteligência competitiva é desenvolvida, em geral, tendo em vista a execução de cada empreendimento, visando a concorrência com o empreendimento especificamente. A localização dos empreendimentos é um fator primordial na concorrência estudada. Na pesquisa, foram verificadas diferenças entre as formas como os especialistas entrevistados realizam o processo de inteligência competitiva. Embora as empresas maiores apresentem, de forma geral, processos mais maduros de Inteligência Competitiva, esta é realizada, geralmente, por meio de métodos desenvolvidos pelas próprias empresas, e de forma empírica. As empresas pesquisadas no setor possuem, em geral, poucos níveis decisórios, ficando as decisões estratégicas e a própria análise de informações, a cargo do principal executivo. Práticas de monitoramento do ambiente de negócios não foram observadas. Como parte dos resultados, o modelo proposto foi avaliado segundo a sua capacidade de atingir os objetivos propostos e a sua adequação à realidade e às necessidades das empresas, e foram sugeridas alterações no modelo para melhor ajuste ao setor estudado.
URI: http://hdl.handle.net/10923/1259
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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